Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126616
Título: Fatores associados ao declínio e morte de plantas de videira identificados em áreas infestadas pela pérola-da-terra no Rio Grande do Sul.
Autoria: BOTTON, M.
NONDILLO, A.
GOMES, C. B.
MELO, G. W. B. de
GARRIDO, L. da R.
ALMANÇA, M. A. K.
Afiliação: MARCOS BOTTON, CNPUV; ALINE NONDILLO, Doutora em Ciências Biológicas, Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves; CESAR BAUER GOMES, CPACT; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; LUCAS DA RESSURREICAO GARRIDO, CNPUV; MARCUS ANDRÉ KURTZ ALMANÇA, engenheiro agrônomo, Doutor em Fitotecnia, Professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves, RS.
Ano de publicação: 2020
Referência: Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, nov. 2020.
Páginas: 20
Conteúdo: Historicamente, o declínio e a morte de plantas de videira foi associado somente à presença da cochonilha pérola-da-terra. Nesta publicação são apresentadas informações sobre fatores associados ao declínio e morte de plantas de videira em áreas com histórico de infestação da cochonilha em vinhedos no Rio Grande do Sul. Merece destaque a ocorrência de fungos de raízes e do tronco da videira, nematóides fitopatogênicos e os teores de concentração de cobre no solo.
Thesagro: Perola da Terra
Fungo
Nematóide
Doença de Planta
Cobre
Cochonilha
Palavras-chave: Videira
Pérola-da-terra
Morte de videiras
Declínio
Fungos de raízes
Fungos de tronco
Fitopatogênicos
Morte de plantas
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Circular Técnica, 153).
ISSN: 1808-6810
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Circular Técnica (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CircTec-153-o.pdf591,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace