Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126603
Título: Sorgo biomassa BRS 716 para produção de forragem e palha em sistema de plantio direto e preparo convencional com soja.
Autoria: BORGHI, E.
SILVA, G. F. da
CALONEGO, J. C.
PARRELLA, R. A. da C.
ANTONIO, M. S.
Afiliação: EMERSON BORGHI, CNPMS; Gustavo Ferreira da Silva, Aluno, pós-graduação em Agronomia, UNESP; Juliano Carlos Calonego, Professor da Faculdade de Ciências Agronômicas, UNESP; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; Matheus Simões Antonio, Aluno, graduação em Engenharia Agronômica, UNESP.
Ano de publicação: 2020
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
Páginas: 25 p.
Conteúdo: O sorgo biomassa BRS 716 é conhecido pelo alto potencial de produção de biomassa e pela tolerância à seca. Pode ser uma opção de cultivo de outono-inverno para produção de forragem ou para produção de palha no Sistema Plantio Direto (SPD) em áreas de sequeiro, com possíveis respostas à adubação nitrogenada, dependendo do sistema de manejo do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção de biomassa de sorgo cultivar BRS 716 em sistema de preparo convencional do solo (SPC) e em SPD com diferentes doses de nitrogênio, assim como o efeito na produtividade da soja em sucessão, cultivada sobre a palhada de sorgo. O experimento foi conduzido na Faculdade de Ciências Agronômicas, Universidade Estadual Paulista, Botucatu-SP. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, com quatro repetições. As parcelas foram constituídas por dois sistemas de manejo do solo de longa duração: SPD e SPC. O sorgo BRS 716 foi cultivado no outono-inverno de 2019, e a soja foi cultivada na safra verão 2019-2020. As subparcelas foram compostas pela ausência ou presença adubação nitrogenada nas doses de 50 ou 100 kg ha-1 durante o cultivo de sorgo na safra de outono-inverno, no ano de 2019. Foram avaliadas as produtividades de biomassa seca de sorgo no pendoamento e de biomassa seca e úmida no estádio de grão pastoso. A biomassa de palhada seca sobre o solo foi avaliada no florescimento da soja. A produtividade de grãos de soja foi avaliada corrigindo-se o teor de água para 130 g de água kg-1. Com 50 e 100 kg de N ha-1 no SPC e SPD, respectivamente, houve produtividades acima de 6.000 kg ha-1 de biomassa seca no estádio de pendoamento, mesmo com apenas 87 mm de chuva acumulada, viabilizando esta espécie com potencial para compor rotação de culturas para a sustentabilidade do SPD. As maiores produtividades de biomassa de sorgo no estádio de grão pastoso ocorreram em SPD na dose de 50 kg de N ha-1, porém, na dose de 100 kg de N ha-1, houve as maiores produtividades da soja em sucessão. O cultivo de sorgo com 50 kg de N ha-1 permitiu uma cobertura do solo acima de 5.000 kg ha-1 de palha no florescimento pleno da soja em sucessão.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Sistema de Cultivo
Rotação de Cultura
Glycine Max
Cobertura do Solo
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 216).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bol-216.pdf3,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace