Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123417
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCARDOSO, D. J.
dc.contributor.authorNICODEMO, M. L. F.
dc.contributor.authorLACERDA, A. E. B. de
dc.date.accessioned2020-06-24T10:59:01Z-
dc.date.available2020-06-24T10:59:01Z-
dc.date.created2020-06-23
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationColombo: Embrapa Florestas, 2020.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123417-
dc.descriptionEste estudo fez parte das atividades de um projeto da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa, no bioma Mata Atlântica, que avaliou o balanço de carbono em sistemas de produção agropecuários. Dentre as diversas coletas de dados, o projeto previu a avaliação de estoque de carbono em biomassa, na vegetação natural de Mata Atlântica, nas suas diferentes fitofisionomias, entre as quais a Floresta Estacional Semidecidual.As florestas tropicais armazenam significativos estoques de carbono na biomassa acima e abaixo do solo, de modo que a mudança de uso da terra e da quantidade de biomassa estocada por unida-de de área pode causar impacto significativo no balanço de gases de efeito estufa. A manutenção da estrutura da floresta e a produção de biomassa dependem da regeneração natural das espécies vegetais. Fragmentos florestais mantidos em meio a sistemas de produção agrícola e pecuária são mais susceptíveis à invasão biológica, que pode comprometer a estrutura, no que se refere à diver-sidade de espécies e à quantidade de indivíduos.Com o objetivo de conhecer o potencial de estocagem de carbono de biomassa em fragmentos de floresta vizinhos às áreas de produção agrícola e pecuária, estabeleceu-se este estudo. Medições sucessivas nesta área poderão estabelecer um indicador de captura de carbono em floresta nati-va, que poderá ser submetido à comparação com indicadores gerados em sistemas de produção, com e sem o componente arbóreo. A área objeto da pesquisa é coberta por vegetação de Floresta Estacional Semidecidual, porém localiza-se em uma área de Tensão Ecológica na região central do estado de São Paulo, portanto pode abrigar espécies das diferentes fitofisionomias mapeadas nesta região, além de que há registros de presença significativa de plantas de café (Coffea arabica L.) no sub-bosque, situação comum na região. Os resultados aqui apresentados deverão compor uma base de informações, com a qual será pos-sível o acompanhamento da dinâmica de captura de carbono em fragmentos florestais.
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofseries(Embrapa Florestas. Documentos, 335).
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectBiomassa vegetal
dc.subjectEstoque de carbono
dc.subjectServiço ambiental
dc.titleBiomassa de vegetação arbórea em floresta secundária com a presença de café (Coffea arabica L.), em São Carlos, SP.
dc.typeFolhetos
dc.subject.thesagroRecurso Florestal
dc.subject.thesagroBiodiversidade
dc.subject.thesagroEfeito Estufa
dc.format.extent219 p.
riaa.ainfo.id1123417
riaa.ainfo.lastupdate2020-06-30 -03:00:00
dc.contributor.institutionDENISE JETON CARDOSO, CNPF; Maria Luiza Franceschi Nicodemo, Pesquisadora aposentada da Embrapa Pecuária Sudeste; ANDRE EDUARDO BISCAIA DE LACERDA, CNPF.
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Livro-Doc-335-1763-final.pdf4,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace