Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1121766
Título: Produção de forragem e valor nutritivo de híbridos de Panicum maximum Jacq. em resposta à adubação.
Autoria: BRAGA, G. J.
RAMOS, A. K. B.
CARVALHO, M. A.
FONSECA, C. E. L. da
FERNANDES, F. D.
MALAQUIAS, J. V.
SANTOS, M. F.
JANK, L.
Afiliação: GUSTAVO JOSE BRAGA, CPAC; ALLAN KARDEC BRAGA RAMOS, CPAC; MARCELO AYRES CARVALHO, CPAC; CARLOS EDUARDO LAZARINI DA FONSECA, CPAC; FRANCISCO DUARTE FERNANDES, CPAC; JUACI VITORIA MALAQUIAS, CPAC; MATEUS FIGUEIREDO SANTOS, CNPGC; LIANA JANK, CNPGC.
Ano de publicação: 2019
Referência: Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2019.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: O objetivo do ensaio experimental foi avaliar a produção de forragem e o valor nutritivo de híbridos de Panicum maximum Jacq. em resposta à adubação nitrogenada e potássica. O experimento foi conduzido na Embrapa Cerrados em Planaltina, DF, em área de solo Latossolo Vermelho argiloso distrófico. As avaliações foram conduzidas durante a estação chuvosa em 2016 e 2017. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com duas repetições em esquema de parcelas subdivididas. Na parcela principal, foialocado o fator adubação com dois tratamentos ? adubação total com nitrogênio (N), fósforo (P2O5) e potássio (K2O) e adubação parcial com fósforo(P2O5) e potássio (K2O). Na subparcela, foi alocado o fator genótipo, consistindo de 20 híbridos e as cultivares testemunhas Mombaça, Massai e Zuri. Em 2017, a produção de matéria seca (PMS) média foi mais elevada que em 2016 em razão de maior precipitação pluviométrica observada no período. Os híbridos B16 e B53 foram considerados, em média, os mais produtivos, sendo o B16 o mais produtivo no tratamento adubação total. Já o B53, bem como a cultivar Zuri, apresentou a maior PMS na adubação parcial, embora também tenha se destacado na resposta à adubação total no segundo ano de avaliação. O híbrido B16 apresentou elevada produtividade sem prejuízo ao valor nutritivo, com a digestibilidade in vitro da matéria seca (DIVMS) similar às cultivares Zuri e Mombaça (61%), e os teores de lignina cerca de 0,17 e 0,37 pontos percentuais (p.p.) mais baixos que as cultivares Zuri e Massai, respectivamente.
Thesagro: Digestibilidade
Nitrogênio
Proteína Bruta
Série: (Embrapa Cerrados. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 353).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPAC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BolPd353GustavoBragabiblioteca.pdf995,2 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace