Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1092985
Título: Procedimento simplificado para descontaminação, introdução e multiplicação in vitro de explantes de ginseng brasileiro (Pfaffia glomerata [Spreng. ] Pedersen).
Autoria: OLIVEIRA, D. V. de
SANTOS, I. R. I.
SALOMAO, A. N.
MARTINS, I. S.
MUNDIM, R. C.
ALVES, R. de B. das N.
Afiliação: DANIELA VASCONCELOS DE OLIVEIRA
IZULME RITA IMACULADA SANTOS, CENARGEN
ANTONIETA NASSIF SALOMAO, CENARGEN
ILDEU SOARES MARTINS, PROFESSOR, UNB
ROSANGELA CALDAS MUNDIM, CENARGEN
ROSA DE BELEM DAS NEVES ALVES, CENARGEN.
Ano de publicação: 2018
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2018.
Conteúdo: Pfaffia glomerata (Spreng.) Pedersen, conhecida popularmente como ginseng brasileiro, é uma espécie medicinal nativa. Essa espécie se encontra em situação vulnerável devido à coleta predatória para uso fitoterápico. O objetivo desse trabalho foi estabelecer um procedimento simplificado para a introdução e multiplicação clonal in vitro de explantes de ginseng brasileiro. Segmentos nodais (SN) foram coletados de plantas em crescimento no campo experimental da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, submetidos a dois tratamentos de descontaminação utilizando hipoclorito de sódio e estreptomicina (Tratamento 1), ou apenas a estreptomicina (Tratamento 2), e cultivados in vitro em meio de cultura MS com 3% de sacarose e 0,7% de ágar, sem adição de reguladores de crescimento. Após cada tratamento os SN foram inoculados in vitro e as culturas foram mantidas em sala de crescimento a 25 ± 2°C, com fotoperíodo de 12 horas de luz, e intensidade luminosa de 50 μm.m-2., s-1 fornecida por lâmpadas fluorescentes brancas. Plântulas normais com parte aérea e sistema radicular bem desenvolvidos foram produzidas após trinta dias de cultivo in vitro. Os percentuais de regeneração foram de 92% e 80% para os SN submetidos ao Tratamento 1 ou Tratamento 2, respectivamente. A multiplicação in vitro foi realizada por subcultivo de ápices caulinares (AC) e SN coletados das plântulas obtidas in vitro em meio de cultura MS sem adição de reguladores de crescimento. O procedimento descrito é simples, econômico, permite a introdução, regeneração e multiplicação in vitro de P. glomerata para a produção de estoques de plântulas para estudos diversos como a criopreservação, a propagação clonal ou a conservação ex situ do seu germoplasma.
Thesagro: Pfaffia Glomerata
Espécie Nativa
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento / Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 335).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD335multiplicacaoinvitro.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace