Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1082720
Título: Caracterização morfológica de acessos do painel de diversidade de sorgo avaliados em solução nutritiva sob baixo fósforo.
Autoria: NEGRI, B. F.
BERNARDINO, K. da C.
PASTINA, M. M.
MAGALHAES, J. V. de
SOUSA, S. M. de
Afiliação: Bárbara França Negri, Bolsista; Karine da Costa Bernardino, Bolsista; MARIA MARTA PASTINA, CNPMS; JURANDIR VIEIRA DE MAGALHAES, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Ano de publicação: 2017
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2017.
Páginas: 25 p.
Conteúdo: O fósforo (P) é um macronutriente essencial para plantas, e sua aquisição depende do sistema radicular da planta. Em terras aráveis, P é um dos macronutrientes mais indisponíveis e frequentemente limita o crescimento e a produtividade das plantas cultivadas. Portanto, uma melhor compreensão de como as plantas respondem à deficiência de P é necessária para produzir variedades com maior eficiência de uso deste nutriente. Este estudo teve como objetivo analisar as característivas radiculares relacionadas à eficiência de aquisição de P em um painel de sorgo, composto por acessos do programa de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo e do CIRAD, totalizando 190 genótipos. As sementes de sorgo foram germinadas durante quatro dias em rolos de germinação e depois colocadas em um sistema de pastas de papel com solução nutritiva modificada de Magnavaca (P - 2,5 μM) em condições controladas. Após 13 dias, as imagens das raizes foram capturadas usando um sistema de fotografia digital e analisadas utilizando o programa RootReader2D e o software WinRHIZO. A raiz e a parte aérea foram secas separadamente a 65 °C em uma estufa de ar forçado até a obtenção de peso constante. O comprimento total da raiz correlacionou positivamente com o volume radicular total e de raízes superfinas e peso seco e negativamente com o diâmetro médio. O baixo coeficiente de variação (10,04 - 25,33%) e a herdabilidade média a alta (30,9 - 85,18%) foram encontrados para todas as características radiculares (comprimento total da raiz, diâmetro médio da raiz, volume total da raiz e volume de raízes superfinas) e de peso seco analisadas. A Análise de Componentes Principais foi capaz de diferenciar genótipos de sorgo contrastantes com base nas características avaliadas. O primeiro componente principal (PC1) explicou 62%, enquanto o segundo componente principal (PC2) explicou 18% da variabilidade fenotípica. Esses dados darão suporte à análise de associação para identificar genes candidatos relacionados à morfologia da raiz e à eficiência de aquisição de P no sorgo.
Thesagro: Genética
Sistema radicular
Palavras-chave: Sorghun bicolor
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 158).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol158.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace