Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015378
Título: USO de plantas para produção de inseticidas naturais: programa 20: Centro-Oeste/Sudeste.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: PROGRAMA Prosa Rural: Centro-Oeste/Sudeste: junho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2008.
Conteúdo: Devido à falta de conhecimento e acompanhamento técnico, o uso de fertilizantes químicos sintéticos e agrotóxicos começa a ser considerado uma ameaça. Doses acima das recomendadas têm trazido efeitos negativos para o meio ambiente e ao próprio homem. As pragas desenvolveram resistência ao inseticida, sugiram pragas novas, os produtores rurais acabam se intoxicando e resíduos acabam contaminando a água e o solo. Para solucionar esses problemas, a Embrapa Agrobiologia, por meio de seu laboratório de controle biológico, estuda a ação de determinadas plantas como inseticidas. As pesquisas são realizadas principalmente na Fazendinha Agroecológica Km 47. Algumas plantas, ao longo de sua evolução, desenvolveram suas próprias defesas contra insetos herbívoros, sintetizando substâncias com atividade tóxica contra insetos, podendo em alguns casos matá-los e, em outros, ter ação repelente. Os inseticidas botânicos são produtos derivados dessas plantas, podendo ser o próprio material vegetal ou produtos derivados por extração aquosa ou com solventes orgânicos como o álcool, éter, acetona, clorofôrmio, etc. Elen Menezes, pesquisadora da Embrapa Agrobiologia, cita o nim como uma das plantas que, atualmente, vêm sendo muito utilizadas para a fabricação de inseticidas botânicos. Os extratos à base de nim podem causar a morte de insetos por intoxicação e, às vezes, agem como repelentes. Entre as vantagens que estes inseticidas naturais apresentam está o fato de serem rapidamente degradados, o que faz com que as pragas desenvolvam uma resistência menor e ainda reduz os riscos para os organismos benéficos à lavoura. Por deixarem pouco ou mesmo nenhum resíduo nos alimentos e na terra, esses produtos podem ser aplicados um pouco antes da colheita. Outra grande vantagem é que eles podem ser fabricados na propriedade rural a baixo custo. A aplicação dos inseticidas deve ser feita quando os insetos e pragas se encontram em seus primeiros estágios de vida (larvais ou ninfais), preferivelmente nas horas de pouca radiação solar e sem ameaça de chuva. É importante calibrar adequadamente o equipamento de aplicação, fazer uma cobertura adequada, de modo que atinja principalmente a parte da planta atacada pela praga. Elen lembra que, mesmo sendo derivados de produtos naturais, a fabricação e a aplicação dos inseticidas botânicos não dispensam o uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI).
Thesagro: Inseticida
Agrotóxico
Controle biológico
Nim
Praga
Propriedade rural
Inseto
Solvente orgânico
Repelente
Palavras-chave: Fertilizante químico sintético
Inseticida botânico
Notas: Programa de rádio.
Tipo do Material: Gravações de som
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ArquivoMP3Usodeplantasparaproducaodeinseticidasnaturais.mp37,1 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace