Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1012129
Título: Períodos de semeadura do milho para a microrregião de Pelotas-RS.
Autoria: AMARAL, T. A.
ANDRADE, C. de L. T. de
LIMA, A. C. R. de
SILVA, S. D. dos A. e
Afiliação: TALES ANTONIO AMARAL, BOLSISTA; CAMILO DE LELIS TEIXEIRA DE ANDRADE, CNPMS; ANA CLÁUDIA RODRIGUES DE LIMA, UFPEL; SERGIO DELMAR DOS ANJOS E SILVA, CPACT.
Ano de publicação: 2014
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2014.
Páginas: 26 p.
Conteúdo: A região sul do Rio Grande do Sul caracteriza-se por ser grande produtora de alimentos, principalmente na zona colonial, na encosta do escudo sul-rio-grandense. Nessa região, pequenos estabelecimentos produzem uma diversidade de produtos agrícolas, entre os quais o milho, que faz parte da base da alimentação do povo brasileiro. Estima-se que 46% da produção de milho no Brasil provêm de pequenas propriedades, sendo cultivado em cerca de 55% dos estabelecimentos familiares (IBGE, 2009). Tendo em vista que, praticamente, a totalidade do milho produzido no estado é de lavoura de sequeiro, a produtividade e a produção apresentam grande variabilidade interanual, determinada, em grande parte, pela variabilidade da precipitação pluvial (BERLATO; FONTANA, 2003). Na agricultura de sequeiro, uma das estratégias disponíveis para manter a estabilidade da produção é a semeadura na época adequada que, embora não tenha efeito no custo de produção, afeta positivamente o rendimento e o lucro do produtor (COELHO et al., 2003). O objetivo deste trabalho foi utilizar o modelo CSM-CERESMaize para avaliar o efeito da variabilidade climática interanual na produtividade de quatro cultivares de milho e definir uma janela de semeadura para cada uma delas, para as condições da microrregião de Pelotas-RS.
Thesagro: Zea mays
Produtividade
Simulação
Palavras-chave: Brasil
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Documentos, 171).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc-171.pdf2,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace