Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008320
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNASCIMENTO, P. dos S.
dc.contributor.authorSILVA, J. A.
dc.contributor.authorCOSTA, B. R. C.
dc.contributor.authorBASSOI, L. H.
dc.date.accessioned2022-06-03T15:20:53Z-
dc.date.available2022-06-03T15:20:53Z-
dc.date.created2015-02-10
dc.date.issued2014
dc.identifier.citationIn: BERNARDI, A. C. de C.; NAIME, J. de M.; RESENDE, A. V. de; BASSOI, L. H.; INAMASU, R. Y. (Ed.). Agricultura de precisão: resultados de um novo olhar. Brasília, DF: Embrapa, 2014.
dc.identifier.urihttp://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1008320-
dc.descriptionUm dos fatores limitantes ao emprego da agricultura de precisão consiste na necessidade de uma alta densidade amostral para detecção da variabilidade existente na área de cultivo, para uma posterior delimitação de zonas homogêneas. Esta pesquisa foi desenvolvida com o objetivo de delimitar malhas amostrais quanto ao teor foliar de nitrogênio total ao longo do ciclo de cultivo da videira. O estudo foi realizado no município de Petrolina-PE, no Vale do Submédio São Francisco, em um pomar de videira cv. Thompson Seedless irrigado por microaspersão. Para a avaliação do teor foliar de N total foi utilizado um medidor portátil de clorofila. As leituras foram realizadas em folhas completamente expandidas e com bom aspecto fitossanitário em 4 momentos durante o ciclo da cultura (29/30; 36/37; 43/44 e 91/92 dias após a poda de produção). Em cada uma das épocas analisadas foram testadas diferentes densidades amostrais para avaliar as mudanças da distribuição espacial de N em relação à amostragem original. Os dados das diferentes épocas e densidades amostrais foram analisados pela geoestatística, interpolação por krigagem e geração de mapas de contorno, os quais auxiliaram na identificação das zonas de manejo. A aplicação da ferramenta geoestatística possibilitou a visualização da evolução do teor de nitrogênio total ao longo do ciclo da videira. A redução da densidade amostral possibilitou a identificação de correspondência comportamental nas diferentes épocas avaliadas.
dc.language.isopor
dc.rightsopenAccess
dc.subjectGeoestatística
dc.subjectUva sem semente
dc.titleDefinição da malha de amostragem do teor foliar de nitrogênio em videira para obtenção de zonas de manejo.
dc.typeParte de livro
dc.subject.thesagroUva
dc.subject.thesagroAdubação
dc.subject.thesagroNitrogênio
dc.subject.thesagroVitis Vinifera
dc.subject.nalthesaurusGrapes
dc.format.extent2p. 400-406.
riaa.ainfo.id1008320
riaa.ainfo.lastupdate2022-06-03
dc.contributor.institutionPATRICIA DOS SANTOS NASCIMENTO, Doutoranda da UNESP FCA, Botucatu; JULIANO ATHAYDE SILVA, Pós-graduandos da Univasf, Juazeiro, BA; BRUNO RICARDO SILVA COSTA, Pós-graduando da Univasf, Juazeiro, BA; LUIS HENRIQUE BASSOI, CPATSA.
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Definicao-da-malha-de-amostragem-Uva-2014.pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace