Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/985363
Title: Dinâmica do comportamento espectral em mesorregiões produtoras de trigo.
Authors: LEIVAS, J. F.
ANDRADE, R. G.
TEIXEIRA, A. H. de C.
VICTORIA, D. de C.
TORRESAN, F. E.
BOLFE, E. L.
Affiliation: JANICE FREITAS LEIVAS, CNPM; RICARDO GUIMARAES ANDRADE, CNPM; ANTONIO HERIBERTO DE C TEIXEIRA, CNPM; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPM; FABIO ENRIQUE TORRESAN, CNPM; EDSON LUIS BOLFE, CNPM.
Date Issued: 2013
Citation: Campinas, SP: Embrapa Monitoramento por Satélite, 2013.
Pages: 18 p.
Description: A produção de trigo no Brasil varia entre 5 e 6 milhões de toneladas, cultivadas nas regiões Sul (RS, SC e PR), Sudeste (MG e SP) e Centro-Oeste (MS, GO e DF). O consumo anual no País tem se mantido em torno de 10 milhões de toneladas (CUNHA et al., 2006), e cerca de 90% da produção de trigo está no Sul do Brasil. Este cereal vem sendo introduzido paulatinamente na região do Cerrado, sob irrigação ou sequeiro. Diante da importância dessa gramínea, a Embrapa Monitoramento por Satélite e a Secretaria de Política Agrícola (SPA/Mapa) estabeleceram um convênio de cooperação técnica para o monitoramento da sua produção. Este estudo tem como objetivo registrar e divulgar os resultados referentes ao comportamento espectral das principais áreas produtoras de trigo a partir da série histórica (1998-2012) e do NDVI de janeiro a outubro de 2013.
Thesagro: Sensoriamento Remoto
Trigo
Keywords: Mesorregião
NDVI
Series/Report no.: (Embrapa Monitoramento por Satélite. Documentos, 104).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPM)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DC104.pdf1.3 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace