Acesso à informação Portal Brasil
DSpace

Infoteca-e » Embrapa Solos (CNPS) » Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS) »

Por favor, utilize esse identificador para citar ou referenciar esse registro:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/940215

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut

Formato RegistroConteúdo
Unidade da Embrapa/Coleção: Embrapa Solos - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Identificador: 16886
Data de Envio: 22-Nov-2012
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: MERCANTE, F. M.
SILVA, R. F. da
RICHETTI, A.
MARANHO, E.
PEZARICO, C. R.
Informações Adicionais: FABIO MARTINS MERCANTE, CPAO; Rogério Ferreira da Silva; ALCEU RICHETTI, CPAO; EUCLIDES MARANHO, CPAO; CARMEN REGINA PEZARICO, CPAO.
Título: Rendimento de grãos de milho cultivado em consórcio com adubos verdes sob condições de baixa aplicação de insumos.
Edição: 2012
Fonte/Imprenta: Dourados: Embrapa Agropecuária Oeste, 2012.
Páginas: 22 p.
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 61).
Idioma: pt_BR
Palavras-chaves: Milho
Consorciação de cultura
Rendimento
Adubo verde
Grão
Conteúdo: A demanda de diferentes segmentos de produtores rurais, especialmente agricultores familiares, por tecnologias de baixo custo econômico e sistemas de manejo conservacionistas, tem destacado a importância do desenvolvimento de atividades com foco na segurança alimentar. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo avaliar o rendimento de grãos da cultura do milho, quando consorciada com diferentes espécies de adubo verde, sob condições de baixa aplicação de insumos. Foram conduzidos ensaios em duas áreas de comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, nos municípios de Miranda e Nioaque. Em ambos os ensaios, os monocultivos de milho foram comparados com os consórcios estabelecidos com as seguintes espécies de adubo verde: guandu (Cajanus cajan L. Millsp), crotalária (Crotalaria juncea), feijão-de-porco (Canavalia ensiformis) e mucuna-preta (Mucuna aterrina). Os rendimentos da cultura do milho em consórcio com as espécies de guandu e crotalária, em Miranda, e com guandu, crotalária e feijão-de-porco, em Nioaque, mostraram-se superiores ao monocultivo de milho. Em Nioaque, os rendimentos de milho consorciado com crotalária e guandu foram, respectivamente, 4 e 3,5 vezes superiores ao monocultivo. Em Miranda, MS, os patamares de produtividade do milho foram mais elevados do que no ensaio conduzido em Nioaque, MS, com variação entre 2.843 (monocultivo) e 4.751 kg ha-1 (consórcio com guandu). O Índice de Equivalência de Área (IEA), utilizado para comparação entre os consórcios e monocultivo de milho, indicou que os consórcios de milho com guandu, crotalária, feijão-de-porco e mucuma-preta, em ambos os locais avaliados, representam uma prática de grande vantagem do ponto de vista agronômico. De modo geral, os resultados demonstraram que a utilização dos adubos verdes como uma estratégia de manejo para conservação da qualidade do solo pode ser considerada uma prática promissora na unidade de produção, em áreas com baixa aplicação de insumos.
Ano de Publicação: 2012
URI: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/940215
Aparece nas Coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)
Arquivo Descrição TamanhoFormatoVisualizar
BP61.pdf351,97 KBAdobe PDFThumbnail
Download

Formato Dublin Core

Estatísticas