Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/919021
Título: APTIDÃO agrícola das terras da bacia hidrográfica do Rio São Domingos - Municípios de São José de Ubá e Itaperuna, Estado do Rio de Janeiro.
Ano de publicação: 2011
Referência: Rio de Janeiro: Embrapa Solos, 2011.
Páginas: 35 p.
Conteúdo: Visando subsidiar o planejamento agrícola integrado da bacia hidrográfica do rio São Domingos, que abrange o município de São José de Ubá e parte de Itaperuna, ocupando 289,22 km2, procedeu-se a avaliação da potencialidade agrícola das terras, com base nas informações sobre solo obtidas de um mapa pedológico em escala 1:50.000. A área apresenta um relevo com forte controle litoestrutural, com orientação predominante no sentido noroeste-sudoeste, compreendendo um vale com colinas e morros, recortado por baixadas de restrita amplitude em área, margeado por serras e montanhas que atingem até 930 metros de altitude. O índice pluviométrico atinge 1.100 a 1.200 mm anuais e caracteriza-se por período chuvoso de primavera e verão, superior a 75% da precipitação total anual. Fevereiro é o mês mais quente do ano, com temperaturas médias de 26-27o C e julho, o mês mais frio, com temperaturas médias de 20-21o C, e o tipo climático predominante é o Aw tropical seco, sendo a deficiência hídrica anual de 160 a 220 mm. Ocorre uma grande diversidade de solos que se apresentam com uma grande variabilidade espacial. Nas baixadas ocorrem com mais expressão Gleissolos Háplicos e Cambissolos Háplicos (substrato sedimentos colúvio-aluvionares), seguidos de Neossolos Flúvicos e Planossolos Háplicos; enquanto nas terras altas predominam os Argissolos (Vermelho-Amarelos, Vermelhos e Amarelos), seguidos de Cambissolos Háplicos substrato gnaisses, Neossolos Litólicos e Luvissolos Crômicos. Ocorrem 324 ha com aptidão regular para lavouras (sendo 67 ha ocupados por Neossolos Flúvicos e indicados para culturas tolerantes à restrição de drenagem interna do solo); 10.633 ha com aptidão restrita para culturas (sendo 3.701 ha em áreas de baixadas com restrição de drenagem, ocorrendo Gleissolos Háplicos, Cambissolos Háplicos substrato sedimentos colúvio-aluvionares intermediários para Gleissolos e, eventualmente, Planossolos Háplicos); 534 ha com aptidão regular para pastagem plantada; 10.319 ha restrita para pastagem plantada; 3.362 ha restrita para silvicultura; e 3.750 ha não indicado para uso agrícola (compreendendo afloramentos de rocha, Neossolos Litólicos, Cambissolos Háplicos substrato gnaisses e Argissolos intermediários para Cambissolos, em relevo escarpado, montanhoso ravinado ou forte ondulado muito ravinado). O relevo forte ondulado e montanhoso, por vezes ravinado, a má distribuição de chuvas e o excesso de água nas áreas de baixadas são as principais limitações ao uso mais intensivo das terras.
Thesagro: Bacia Hidrográfica
Palavras-chave: Terras agrícolas
Uso sustentável da terra
Planejamento ambiental
Série: (Embrapa Solos. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 175).
ISSN: 1678-0892
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BPD175AptidaoSDomingos.pdf8,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace