Acesso à informação Portal Brasil
DSpace

Infoteca-e » Embrapa Sede (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT) » Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT) »

Por favor, utilize esse identificador para citar ou referenciar esse registro:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/890129

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut

Formato RegistroConteúdo
Unidade da Embrapa/Coleção: Área de Informação da Sede - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Identificador: 50446
Data de Envio: 31-Mai-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: IGNACZAK, J. C.
DE MORI, C.
GARAGORRY, F. L.
CHAIB FILHO, H.
Informações Adicionais: João Carlos Ignaczak, Embrapa Trigo; Cláudia De Mori, Embrapa Trigo; FERNANDO LUIS GARAGORRY CASSALES, SGE; Homero Chaib Filho, Embrapa Cerrados.
Título: Dinâmica da produção de aveia grão no Brasil no período de 1975 a 2003.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Passo Fundo: Embrapa Trigo, 2007.
Páginas: 37 p.
Série: (Embrapa Trigo. Boletim de pesquisa e desenvolvimento Online, 38).
ISSN: 1677-8901
Idioma: pt_BR
Palavras-chaves: Aveia
Grão
Produção
Conteúdo: O Brasil apresenta registro de cultivo de aveia grão (Avena Sativa L.)desde do século XV. A área da cultura tem se concentrado nos estado do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, mas há registro do cultivo do cereal em outros sete estados. A observação do comportamento da evolução de cultivo em termos de magnitude e localização e o estudo das razões do processo observado são elementos importantes para avaliação de cenário e para formulação de estratégias para o desenvolvimento da cultura nos próximos anos. O presente trabalho teve por objetivo analisar a dinâmica espacial da produção de aveia grão no Brasil no período de 1975 a 2003, mediante a análise de estatísticas descritivas, de indicadores de assimetria e concentração, distâncias, centros de gravidade e mapas, tomando por base os anos 1975, 1985, 1995 e 2003. No período de 1975-2003, houve crescimento da área colhida, da quantidade produzida e da produtividade de aveia no Brasil. O número de microrregiões com registro de cultivo, variou de 43 a 67 microrregiões neste período. Pelos resultados obtidos, observa-se um alto grau de alteração da composição do grupo de microrregiões com registro de cultivo de aveia no Brasil e, principalmente, uma alternância de microrregiões que compuseram os grupo suficientes para reunir 25% (Q4) e 50% (Q4 + Q3) da área colhida ou da quantidade produzida. Em termos espaciais, observa-se uma ampliação de abrangência da área de cultivo de aveia no Brasil e um deslocamento de produção do cereal em sentido norte.
Ano de Publicação: 2007
URI: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/890129
Aparece nas Coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (AI-SEDE) / Embrapa Informação Tecnológica (SCT)
Arquivo Descrição TamanhoFormatoVisualizar
Dinamicadaproducaodeaveia.pdf2,75 MBAdobe PDFThumbnail
Download

Formato Dublin Core

Estatísticas