DSpace

Infoteca-e » Embrapa Tabuleiros Costeiros (CPATC) » Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATC) »

Por favor, utilize esse identificador para citar ou referenciar esse registro:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/887144

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut

Formato RegistroConteúdo
Unidade da Embrapa/Coleção: Embrapa Tabuleiros Costeiros - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Identificador: 22273
Data de Envio: 28-Abr-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: PACHECO, E. P.
COSTA, J. V. T. da
CANTALICE, J. R. B.
Informações Adicionais: EDSON PATTO PACHECO, CPATC; JOSE VALDEMIR TENORIO DA COSTA, USINA CORURIPE AÇÚCAR E ALCOOL ALAGOAS; JOSE RAMON BARROS CANTALICE, UFRPE.
Título: Uso da Capacidade de suporte de carga como prevenção da compactação subsuperficial de um argissolo cultivado com cana-de-açúcar.
Edição: 2010
Fonte/Imprenta: Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2010.
Páginas: 20 p.
Série: (Embrapa Tabuleiros Costeiros. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 64).
Idioma: pt_BR
Palavras-chaves: Cana-de-açúcar
Solo
Compactação do solo
Agrissolo
Conteúdo: Os Argissolos cultivados com cana-de-açúcar nos Tabuleiros Costeiros nordestinos, geralmente, são favorecidos por topografia plana e profundidade adequada. No entanto, o tráfego intenso de máquinas agrícolas pesadas, utilizadas nas operações de colheita e tratos culturais, pode causar compactações subsuperficiais prejudicando o aprofundamento das raízes das plantas, o que pode comprometer a produtividade e longevidade das lavouras. O presente trabalho teve como objetivo estimar a capacidade de suporte de carga (CSC) do horizonte AB de um Argissolo Amarelo cultivado com cana-de-açúcar, por meio da pressão de pré-compactação (σp) e da resistência à penetração em laboratório (RPL), como alternativa para planejamento de operações motomecanizadas e prevenção da compactação do solo em subsuperfície. O estudo foi realizado na Fazenda Progresso da Usina Coruripe, Alagoas. Foram considerados como tratamentos cinco áreas cultivadas com cana-de-açúcar representando diferentes tempos de uso e dois tipos de cultivo: 4 anos cultivo de inverno (4 anos I); 14 anos cultivo de inverno (14 anos I); 14 anos cultivo de verão (14 anos V); 30 anos cultivo de inverno (30 anos I); 30 anos cultivo de verão (30 anos V) e uma área de mata (Mata) que foi considerada como testemunha padrão. Por meio dos resultados obtidos, concluímos que o horizonte AB do Argissolo estudado teve sua σp e RPL aumentadas, revelando a compactação na profundidade entre 0,20 e 0,30 m devido ao tráfego de máquinas nas lavouras de cana; a CSC pode ser estimada pela RPL, com objetivo de planejamento de operações mecanizadas para evitar compactações adicionais em subsuperfície; outros estudos sobre a interface pneu-solo devem ser realizados para determinar modelos que considerem as condições da camada de solo subjacente ao horizonte subsupercicial, além da pressão de inflação dos pneus e carga sobre os rodados.
Ano de Publicação: 2010
URI: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/887144
Aparece nas Coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATC)
Arquivo Descrição TamanhoFormatoVisualizar
bp64.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Download

Formato Dublin Core

Estatísticas