Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/882099
Title: Tutorial TaxTools.
Authors: MORETTI, C. J. P.
PEIXOTO, B. M.
MOURA, M. F.
Affiliation: CLAUDIA JULIANA POKER MORETTI, Estagiária/CNPTIA; BRUNO MALVEIRA PEIXOTO, Estagiário/CNPTIA; MARIA FERNANDA MOURA, CNPTIA.
Date Issued: 2010
Citation: Campinas: Embrapa Informática Agropecuária, 2010.
Pages: 29 p. il.
Description: A ferramenta TaxTools foi desenvolvida pelo Laboratório de Inteligência Computacional (Labic) do Instituto de Ciência Matemática e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), campus de São Carlos, SP, com o objetivo de auxiliar no processo de mineração de textos. Atualmente, ela tem sido mantida e evoluída pelo Laboratório de Inteligência Computacional (LabIC) da Embrapa Informática Agropecuária. Esse tutorial abrange apenas as opções disponíveis na TaxTools, que completam o processo de obtenção de uma taxonomia de tópicos (MOURA et al., 2008); como clusterização, cálculos de medidas intercluster e de joinability, métodos de podas, métodos de visualização de resultados e algumas opções auxiliares.
NAL Thesaurus: Cluster analysis
Information retrieval
Keywords: Recuperação da informação
Mineração de textos
Agrupamento de documentos
Cortes de agrupamento
Visualização de agrupamentos
Descrição de agrupamentos
Clusterização
Series/Report no.: (Embrapa Informática Agropecuária. Documentos, 104).
ISSN: 1677-9274
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
doc104.pdf4.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace