Acesso à informação Portal Brasil
DSpace

Infoteca-e » Embrapa Arroz e Feijão (CNPAF) » Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF) »

Por favor, utilize esse identificador para citar ou referenciar esse registro:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/878665

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut

Formato RegistroConteúdo
Unidade da Embrapa/Coleção: Embrapa Arroz e Feijão - Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Identificador: 30342
Data de Envio: 23-Fev-2011
Tipo do Material: Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (INFOTECA-E)
Autoria: CORDEIRO, A. C. C.
RANGEL, P. H. N.
MEDEIROS, R. D. de
Informações Adicionais: ANTONIO CARLOS CENTENO CORDEIRO, CPAF-RR; PAULO HIDEO NAKANO RANGEL, CNPAF; ROBERTO DANTAS DE MEDEIROS, CPAF-RR.
Título: Avaliação de genótipos de arroz oriundos de hibridação interespecífica entre Oryza sativa e Oryza glumaepatula, em várzea de Roraima.
Edição: 2009
Fonte/Imprenta: Boa Vista, RR: Embrapa Roraima, 2009.
Páginas: 16 p.
Série: (Embrapa Roraima. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 13).
Idioma: pt_BR
Palavras-chaves: Oryza glumaepatula
Roraima
Thesagro: Arroz
Oryza sativa
Melhoramento genético vegetal
Hibridação
Conteúdo: É provável que a reduzida base genética das populações utilizadas nos programas de melhoramento de arroz no Brasil represente um dos fatores que contribuem para o estabelecimento de patamares de produtividade. Uma das opções para aumentar a variabilidade genética é a utilização de espécies silvestres que ocorrem no Brasil, como é o caso da O. glumaepatula que é entre as espécies conhecidas, a mais promissora para uso em hibridações interespecíficas, por ser autógama, diplóide e possuir genoma semelhante ao da espécie cultivada. O objetivo deste trabalho foi avaliar genótipos oriundos de hibridação interespecífica entre O. sativa x O. glumaepatula, nas condições de Roraima, visando indicar as de melhor performance para participar na formação de novas populações segregantes e a ampliação da base genética e o desenvolvimento de cultivares para uso nos principais sistemas de produção praticados no Brasil. Foram avaliados, no período de dezembro de 2007 a abril de 2008, 121 genótipos de arroz irrigado (114 linhagens F2:8RC2 oriundas do cruzamento interespecífico entre O. sativa (cultivar CICA-8) e O. glumaepatula (linhagem RS-16) e sete testemunhas, cultivares CICA-8, Metica 1, SCS BRS Tio Taka, BR IRGA 409, BRS Fronteira, BRS Alvorada e a linhagem CNAi 9930), no delineamento experimental de látice triplo 11 x 11. As características mensuradas foram floração média (50%), altura de planta (cm), acamamento e doenças (escalas visuais de notas) e produtividade de grãos (kg.ha-1). Análises de variância individuais foram realizadas para todas as características, com exceção de doenças, cuja incidência foi muito baixa, e obtidas estimativas de herdabilidade (h2), coeficiente de variação genética (CVg), razão CVg/Cve, variâncias genotípica e fenotípica e ganho genético esperado com a seleção (GS) das melhores famílias, utilizando-se uma intensidade de seleção de 28%. Foram selecionados 32 genótipos que apresentaram alta produtividade média (9347 kg ha-1) e outras características agronômicas de interesse.
Ano de Publicação: 2009
URI: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/878665
Aparece nas Coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPAF)
Arquivo Descrição TamanhoFormatoVisualizar
bp132009.pdf336,04 KBAdobe PDFThumbnail
Download

Formato Dublin Core

Estatísticas