Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/652643
Title: Novo preparo e manejo do solo no controle do mato - contribuição ao desenvolvimento do sistema radicular dos citros.
Authors: CARVALHO, J. E. B. de
SANTOS, R. C. dos
SOUZA, A. L. V.
Affiliation: JOSE EDUARDO BORGES DE CARVALHO, CNPMF
ROSANE CARDOSO DOS SANTOS, CNPQ
ANDRÉ LEONARDO VASCONCELOS SOUZA, CNPQ.
Date Issued: 2003
Citation: Cruz das Almas: Embrapa Mandioca e Fruticultura, 2003.
Pages: 4 p.
Description: As plantas cítricas necessitam de uma boa aeração no solo para o desenvolvimento do sistema radicular que explorando maior volume de solo e água, possibilita um melhor desenvolvimento da planta e aumento da produtividade, otimizando seu potencial genético produtivo. O manejo mecânico adotado pelos produtores no controle do mato e o trânsito exagerado de máquinas no pomar têm contribuído para aumentar a compactação do solo, redução da produção e a longevidade dos citros. Esse trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de práticas culturais melhoradoras do solo no desenvolvimento do sistema radicular, buscando aumentar a superfície de absorção de nutrientes e, principalmente, de água, pelas plantas de um pomar de laranja 'Pêra' enxertada em limão 'Volkameriano'.
Thesagro: Fruta Cítrica
Manejo do Solo
Sistema Radicular
Keywords: Citros
Práticas culturais
Series/Report no.: ( Embrapa Mandioca e Fruticultura. Comunicado Técnico, 85).
ISSN: 1516-5744
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Comunicado-85-pesquisavel.pdf2.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace