Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/180249
Título: Subsídios técnicos para a elaboração de plano de contingência: Erwinia amylovora.
Autoria: MARTINS, O. M.
OLIVEIRA, M. R. V. de
Afiliação: Olinda Maria Martins, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Maria Regina Vilarinho de Oliveira, Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Ano de publicação: 2007
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2007.
Páginas: 87 p.
Conteúdo: A queima bacteriana das rosáceas, causada por Erwinia amy/ovora, é uma das doenças mais destrutivas de fruteiras no Hemisfério Norte. A importância econômica da doença é crescente devido à sua dispersão para novas áreas de produção de maçã e pêra. Novos registros de entrada do patógeno constam no Oriente Médio, Europa e regiões do Mediterrâneo. Embora a bactéria e a doença tenham sido estudadas há mais de um século, muitos estudos estão sendo conduzidos sobre estratégias de controle, resistência genética clássica e engenharia genética, sistemas de alerta e práticas culturais no viveiro e no pomar. O controle químico apresenta limitações e estreptomicina, único antibiótico registrado e com eficiência no controle da doença, tem incitado o desenvolvimento de estirpes com resistência. Com o aumento do intercâmbio comercial também cresceu o desafio para proteção dos ecossistemas agrícolas e ambientais bem como das atividades do agronegócio. O plano de contingência é um instrumento importante nas atividades de proteção de plantas, principalmente quando existem ameaças iminentes de pragas quarentenárias ou espécies invasoras exóticas. Também, a Análise de Risco de Pragas deve ser considerada como um guia para determinar se existe perigo potencial de uma praga ser introduzida e de se estabelecer no novo ambiente. A Produção Integrada de Maçã (PIM) no Brasil tem como linhas mestras a produção econômica de frutas com alta qualidade e garante o uso de métodos mais adequados na cadeia produtiva reduzindo ao mínimo os efeitos nocivos de pesticidas. A prevenção da introdução e disseminação de E. amy/ovora seria uma medida muito importante para a produção de maçã dentro dos regulamentos do PIM no país.
Thesagro: Bactéria
Maçã
Pêra
Produção Integrada
Queima Bacteriana
NAL Thesaurus: Erwinia amylovora
Palavras-chave: Rosáceas
Diagnose
Sistemas de alerta
Controle
Mitigação de risco
Plano de contingência
Segurança biológica
América do Sul
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Documentos, 214).
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
doc214.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace