DSpace

Infoteca-e » Embrapa Meio Ambiente (CNPMA) » Circular Técnica (CNPMA) »

Por favor, utilize esse identificador para citar ou referenciar esse registro:
http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/15319

FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut

Formato RegistroConteúdo
Unidade da Embrapa/Coleção: Embrapa Meio Ambiente - Circular Técnica (INFOTECA-E)
Identificador: 7490
Data de Envio: 28-Fev-2008
Tipo do Material: Circular Técnica (INFOTECA-E)
Autoria: QUEIROZ, J. F. de
NICOLELLA, G.
BOEIRA, R. C.
Informações Adicionais: Júlio Ferraz de Queiroz, Embrapa Meio Ambiente; Gilberto Nicolella, Embrapa Meio Ambiente; Rita Carla Boeira, Embrapa Meio Ambiente.
Título: Avaliação de diferentes métodos de calagem para correção da acidez dos sedimentos do fundo de viveiros de aqüicultura.
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: Jaguariúna: Embrapa Meio Ambiente, 2007.
Páginas: 6p.
Série: (Embrapa Meio Ambiente. Circular Técnica, 15).
Idioma: pt_BR
Palavras-chaves: Aqüicultura
Tanque
Sedimento
Acidez
Calagem
Conteúdo: Vários estudos têm fornecido respostas positivas com relação à produtividade do fitoplâncton e à produção de peixes, após a aplicação de calcário nos viveiros com problemas de acidez dos sedimentos do fundo. A calagem dos sedimentos do fundo dos viveiros de aqüicultura tem o objetivo de neutralizar a acidez da camada superficial desses sedimentos, e aumentar a concentração da alcalinidade total e da dureza total da água (THOMASTON & ZELLER, 1961). Em geral, a calagem é feita logo após a despesca (quando os viveiros são drenados, possibilitando a secagem do fundo para aplicação do calcário), e antes do próximo ciclo de cultivo (BOYD & TUCKER, 1998). Freqüentemente, o calcário é misturado com os sedimentos do fundo dos viveiros com um arado. Outro método de calagem é a aplicação de calcário diretamente sobre a superfície da água com o auxílio de um barco, como é feito no sul dos EUA, para a produção de "catfish" (Ictalurus punctaturs) situação em que os viveiros não são drenados por vários anos (BOYD, 1982). Entretanto, não só no Brasil, como nos EUA não existem estudos comparativos sobre a efetividade dos diferentes métodos de calagem em uso pelos aqüicultores, apesar do uso generalizado dessa técnica. Com o objetivo de atender a essa demanda, este trabalho foi desenvolvido em uma piscicultura comercial localizada em Itupeva, SP, para comparar os três métodos de aplicação de calcário agrícola nos viveiros de produção de alevinos de tilápia do Nilo.
Ano de Publicação: 2007
URI: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/handle/doc/15319
Aparece nas Coleções:Circular Técnica (CNPMA)
Arquivo Descrição TamanhoFormatoVisualizar
circular15.pdf69,27 KBAdobe PDFThumbnail
Download

Formato Dublin Core

Estatísticas