Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/133173
Title: Introdução e seleção do milho centralmex no Nordeste do Brasil.
Authors: SANTOS, M. X. dos
TIMOTEO SOBRINHO, A.
QUEIROZ, M. A. de
MELO, J. N. de
NASPOLINI FILHO, V.
Affiliation: MANOEL XAVIER DOS SANTOS, CPATSA; ANTÔNIO TIMÓTEO SOBRINHO, IPA; MANOEL ABILIO DE QUEIROZ, CPATSA; JOSÉ NILSON DE MELO, IPA; VALDEMAR NASPOLINI FILHO, IPA.
Date Issued: 1981
Citation: Petrolina: EMBRAPA-CPATSA, 1981.
Pages: 29 p.
Description: A introdução da cultivar Centralmex no Nordeste foi efetuada em 1973, para início de um programa de melhoramento para a região. A metodologia adotada no decorrer do processo seletivo foi a seleção massal estratificada. Os principais atributos agronômicos considerados foram coloração dos grãos e produção, realizando-se, também, a seleção para redução do porte da planta, bom empalhamento e sanidade das espigas. Após oito ciclos de seleção, constatou-se uma modificação acentuada na coloração dos grãos, passando de amarelo-esbranquicado para amarelo-ouro. Nos anos em que foi testado em ensaios de produção, o meterial mostrou produtividades médias superiores ou equivalentes a hibridos comerciais oriundos do Sul do Pais. Os ganhos relativos apresentados forneceram evidências iniciais de que a seleção praticada foi também eficiente para elevar a produtividade do Centralmex.
Thesagro: Milho
Seleção
Zea Mays
NAL Thesaurus: Corn
Brazil
Keywords: Variedade Centralmex
Estratificação
Nordeste
Series/Report no.: (EMBRAPA-CPATSA. Boletim de pesquisa, 9).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Introducao-e-selecao-do-milho-n9.pdf8.86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace