Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/13001
Título: Levantamento pedológico e mapeamento do risco de erosão dos solos da microbacia do Córrego Taquara Branca, Sumaré-SP.
Autoria: MENK, J. R. F.
MIRANDA, J. I.
Afiliação: JOSÉ ROBERTO FERREIRA MENK, IAC; JOSÉ IGUELMAR MIRANDA, CNPMA.
Ano de publicação: 1997
Referência: Jaguariúna: EMBRAPA-CNPMA, 1997.
Páginas: 31 p.
Conteúdo: A Microbacia do Córrego Taquara Branca (MTB) possui 2.315,8 ha e localiza-se entre os municípios de Sumaré (85% aproximadamente) e Hortolândia (15% aproximadamente), na região de Campinas, São Paulo. Apresenta relevo ondulado e suave ondulado. Nela esta uma represa que abastece de água esses dois municípios. Este trabalho realizado como parte do subprojeto 3 Caracterização Ambiental e Monitoramento de Base Técnica em Areas de Agricultura Familiar da suporte as atividades do projeto AIA em áreas de assentamento rural. Foram feitos a identificação, a classificação e o mapeamento dos solos; definidas e mapeadas as classes de declives e as classes de riscos de erosão. Foram identificados os seguintes solos: Latossolo Vermelho-Escuro distrofico e álico, textura argilosa; Latossolo Vermelho-Escuro distrofico e álico, textura media; Latossolo Vermelho-escuro podzolico distrofico e álico, textura argilosa; Latossolo Vermelho-Amarelo distrofico e álico, textura argilosa; Latossolo Vermelho-Amarelo distrofico e alico, textura media; Latossolo Vermelho-Amarelo distrofico e alico, textura argilo-arenosa; Podzolico Vermelho-Amarelo distrofico e álico, textura argilosa media/argilosa; Podzolico Vermelho-Amarelo distrofico e álico, textura media e arenosa/media; Podzolico Vermelho-Amarelo. A proeminente distrofico e alico, textura media e arenosa/media; solo litolico distrofico e álico, textura arenosa substrato arenito fino; solo hidromórfico textura indiscriminada; e Latossolo roxo distrofico, textura argilosa e muito argilosa. Na area da microbacia foram também identificadas e mapeadas as seguintes classes de declives em ordem decrescente de área ocupada: 47,4% da classe C; 24,8% da classe B; 16,3% da Classe D; 5,7% da classe A; 5,2% da classe E; e 0,6% da classe Ah. Além disso, em função dos tipos de solos e das classes de declives, foram identificados e mapeados os seguintes graus de riscos de erosão: forte (38,1% da area), moderado (25,0%), muito forte (19,8%), ligeira (9,7%), nula (6,8%) e nula em áreas de hidromórficos (0,6%).
Thesagro: Erosão do solo
Pedologia
Classificação do solo
Latossolo
Latossolo vermelho escuro
Latossolo vermelho amarelo
Solo hidromórfico
Diagnostico
Textura
NAL Thesaurus: Soil erosion
Soil classification
Palavras-chave: Agroecossistema
Solos
Classificacao
Risco de erosao
Classes de declive
Álico
Distrofico
Eutrofico
Latossolo vermelho escuro podzólico
Série: (Embrapa-CNPMA. Documentos, 9).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPMA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc09-01.pdf3,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace