Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1169661
Title: Diagnóstico da produção de eucalipto no Distrito Federal e em Goiás.
Authors: REIS, C. A. F.
MOREIRA, J. M. M. A. P.
SANTOS, A. M.
MORAES, A. da C.
Affiliation: CRISTIANE APARECIDA FIORAVANTE REIS, CNPF; JOSE MAURO M AVILA PAZ MOREIRA, CNPF; ALISSON MOURA SANTOS, CNPF; ALESSANDRA DA CUNHA MORAES RANGEL, CNPAF.
Date Issued: 2024
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2024.
Pages: 62 p.
Description: A publicação Diagnóstico da produção de eucalipto no Distrito Federal e em Goiás traz uma síntese dos principais produtos obtidos a partir da madeira de eucalipto (carvão vegetal, lenha e madeira em tora) nas referidas Unidades Federativas. É realizado também um paralelo entre a clara redução no consumo do carvão vegetal, lenha e madeira em tora procedente de extrativismo em detrimento do aumento extremamente significativo, especialmente, na produção de lenha de eucalipto ao longo do tempo. Este estudo também traz considerações importantes sobre a necessidade de se promover políticas orientadas para o desenvolvimento, que apoiem as atividades produtivas florestais, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, além de incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros e aborda aspectos relacionados à melhoria progressiva, eficiência dos recursos no consumo e na produção, na dissociação do crescimento econômico da degradação ambiental. O presente diagnóstico também contempla séries históricas de produção de diferentes segmentos consumidores de lenha de eucalipto no Distrito Federal e em Goiás, a exemplo da produção animal (galináceos, bovinos e suínos), da produção de grãos (milho, soja e trigo), bem como em empreendimentos que atuam na secagem de grãos, no esmagamento da soja, laticínios, frigoríficos, indústrias de alimentos, bebidas, ceramistas, cimenteiras e mineradoras. Ao longo dos anos, nota-se um esforço das indústrias dos segmentos em questão em modernizar a sua infraestrutura, com eficiência aumentada no uso de recursos e maior adoção de tecnologias e processos industriais limpos e ambientalmente adequados; com todos os países atuando de acordo com suas respectivas capacidades. O trabalho apresenta alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), destacando-se os ODS 7, 8, 12 e 15 por abordar a importância da matriz energética renovável, a dissociação do crescimento econômico da degradação ambiental e a gestão sustentável dos florestas como recursos renováveis. Assim, espera-se que os resultados deste trabalho possam contribuir significativamente para a formulação de políticas públicas e estratégias empresariais e de produtores que incentivem o desenvolvimento do setor de forma sustentável.
Thesagro: Eucalipto
Produção
Produção Florestal
Produtividade
Planta Produtora de Madeira
Carvão Vegetal
Lenha
NAL Thesaurus: Eucalyptus
Wood products
Coal
Fuelwood
Keywords: Goiás
Distrito Federal
Forestry production
Sustentabilidade
Selo ODS
Objetivos do desenvolvimento sustentável
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 398).
ISSN: 1517-526X; 1980-3958
Notes: Selo ODS 7, 8, 12 e 15.
Type of Material: Livros
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2024-Documentos398.pdf8.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace