Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1166600
Title: Elaboração de salsicha de tilápia.
Authors: TORREZAN, R.
FREITAS, S. J. DE
SANTOS, D. A. DOS
FURTADO, A. A. L.
Affiliation: RENATA TORREZAN, CTAA; SELMIR JOSÉ DE FREITAS; DAIANE ALMEIDA DOS SANTOS; ANGELA APARECIDA LEMOS FURTADO, CTAA.
Date Issued: 2024
Citation: Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos, 2024.
Pages: 5 p.
Description: Uma das alternativas para promover o aumento do consumo de pescados oriundos da aquicultura, como é o caso da tilápia, é a elaboração de produtos industrializados que ofereçam conveniência e segurança. No entanto, esta atividade gera resíduos constituídos da carne aderida às carcaças, ossos, pele e espinha removida por separação mecânica, designada como carne mecanicamente separada (CMS), que pode ser utilizada, entre outros produtos, para a elaboração de salsicha. Neste trabalho serão descritos os procedimentos, formulação e as etapas para o processamento da salsicha de tilápia cozida, produzida a partir da CMS e do filé de tilápia.
Thesagro: Oreochromis Niloticus
Tecnologia de Alimento
Processamento
Salsicha
NAL Thesaurus: Food technology
Food processing
Keywords: Pescado
Processamento de embutidos
Salsicha cozida
Series/Report no.: (Embrapa Agroindústria de Alimentos. Comunicado técnico, 252).
ISSN: 2965-5153
Notes: ODS 12. Consumo e produção sustentáveis.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CTAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT-252-salsicha-de-tilapia.pdf1.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace