Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1165217
Title: Quantificação de volume individual de árvores em remanescentes de Floresta Ombrófila Mista, nas áreas de cultivo de erva-mate sombreada, sob sistema tradicional.
Authors: CARDOSO, D. J.
ROSOT, M. A. D.
GARRASTAZU, M. C.
LACERDA, A. E. B. de
Affiliation: DENISE JETON CARDOSO, CNPF; MARIA AUGUSTA DOETZER ROSOT, CNPF; MARILICE CORDEIRO GARRASTAZU, CNPF; ANDRE EDUARDO BISCAIA DE LACERDA, CNPF.
Date Issued: 2024
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2024.
Description: Operações como a poda e a colheita de árvores de pequeno e médio portes existentes nas florestas secundárias, que sombreiam o cultivo de erva- mate no sistema tradicional, estão regulamentadas pela Portaria nº 470 de 21 de dezembro de 2022, do Instituto Água e Terra, estado do Paraná. Esta é uma modalidade de manejo florestal que permite ao proprietário rural regular a floresta, controlando a competição por luminosidade, água e nutrientes do solo para o cultivo de erva-mate; além disso, obtém madeira para o consumo próprio, até o limite de 15 m 3 por ano. No entanto, essa possibilidade de realizar o manejo de suas florestas gerou a necessidade de quantificar o volume das árvores de maneira apropriada, para determinar a quantidade suficiente de árvores, com diferentes diâmetros e alturas, de forma a atender os requisitos da referida portaria. O cálculo do volume do tronco das árvores pode ser realizado por equações de volume da árvore ou aplicando-se um fator de forma multiplicado pelo volume do cilindro, calculado a partir do DAP e da altura do tronco da árvore. Em ambas as maneiras, é necessário que a equação de volume ou o fator de forma sejam representativos (espécies, amplitudes de diâmetro e altura semelhantes) do conjunto de árvores para as quais se pretende quantificar o volume, antes de cortá-las. O objetivo desse trabalho foi obter um fator de forma, e ou uma equação de volume que pudessem representar a realidade das florestas secundárias existentes nas propriedades praticantes da agricultura familiar. Nesta publicação descreve-se a metodologia empregada em ambas as abordagens e se recomenda uma equação de volume e também, caso seja da preferência do usuário, o método do fator de forma por classe de Hc/DAP, com ressalvas. Ao apresentar uma equação adequada para quantificar o volume de árvores de florestas secundárias, que sombreiam a erva-mate conduzida sob sistema tradicional, o trabalho tem alinhamento com metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente dos ODS 12 e 15, no que diz respeito à promoção da gestão sustentável das florestas.
Thesagro: Ilex Paraguariensis
Sistema de Cultivo
Sombreamento
Floresta Tropical
Madeira
Medição
Agricultura Familiar
Produto Florestal
Keywords: Selo ODS
Sustentabilidade
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Documentos, 393).
ISSN: 1517-526X; 1980-3958
Notes: Selo ODS 12 e 15.
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Série Documentos (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EmbrapaFlorestas-2024-Documentos393.pdf3.4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace