Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1159619
Título: Controle de plantas daninhas em ferrovias utilizando produtos florestais.
Autoria: LIMA, E. A. de
GAZZIERO, D. L. P.
AGUIAR, N. S. de
MAGALHAES, W. L. E.
OLIVEIRA, R. B. de
SILVA, J. M. G. dos S.
Afiliação: EDSON ALVES DE LIMA, CNPF; DIONISIO LUIZ PISA GAZZIERO, CNPSO; NATÁLIA SAUDADE DE AGUIAR, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; RONE BATISTA DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ; JULIANA MONTEIRO GONÇALVES DOS SANTOS SILVA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ.
Ano de publicação: 2023
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2023.
Páginas: 37 p.
Conteúdo: Os processos termoquímicos da biomassa florestal são importantes na geração de energia e obtenção de químicos renováveis dentro dos conceitos de biorrefinaria e economia circular. Da pirólise/carbonização, por meio da condensação e purificação dos gases, obtém-se o extrato pirolenhoso que apresenta potencial para biocida, inclusive para o controle de plantas (herbicida). O uso do extrato pirolenhoso no controle de plantas daninhas vem sendo estudado pela Embrapa tanto em pré quanto em pós-emergência de plantas daninhas. Em linhas férreas o controle químico das plantas daninhas é realizado pelos herbicidas “não agrícolas” (NA), quando autorizado. Além de linhas férreas, estes produtos são indicados para áreas de vegetação nativa, como em Unidades de Conservação (UC), em áreas de Reserva Legal (RL), em projetos de restauração, em aceiros de cercas, ferrovias, margens de rodovias, linhas de transmissão, subestações elétricas, pistas de aeroportos, oleodutos e gasodutos. Este documento destaca o trabalho realizado pela Embrapa no uso de produtos de base florestal, para a melhoria do desempenho de herbicidas NA no controle de plantas daninhas de maior ocorrência em linhas férreas. Estes produtos melhoram as propriedades da calda tais como o aumento da viscosidade e a redução de pH, o que pode aumentar a deposição de produto no alvo bem como melhorar a eficiência do herbicida pela manutenção do pH baixo. Este trabalho apresenta alinhamento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente ao ODS 12, por estudar a eficiência de extrato pirolenhoso como inibidor da germinação de sementes de picão-preto, visando à gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
Palavras-chave: Herbicidas
Eliminação de plantas indesejadas
Produto florestal não lenhoso
Extrato pirolenhoso
Biorrefinaria
Economia circular
Ferrovia
Sustentabilidade
Selo ODS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 389).
ISSN: 1980-3958
Notas: Selo ODS 12.
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2023-Documentos389.pdf43,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace