Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1148253
Title: Avaliação de sistemas agroflorestais em pequenas propriedades no Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia.
Authors: LEMOS, L. M.
ESPINDOLA, J. A. A.
CAMPELLO, E. F. C.
Affiliation: LUANA MURITIBA LEMOS, UFRRJ; JOSE ANTONIO AZEVEDO ESPINDOLA, CNPAB; EDUARDO FRANCIA CARNEIRO CAMPELLO, CNPAB.
Date Issued: 2022
Citation: DIAS, A. (org.). Ensino, pesquisa e extensão em Agroecologia e Agricultura Orgânica: dez anos do Programa de Pós-Graduação em Agricultura Orgânica. Seropédica: PPGAO, 2022.
In: ARAUJO, F. de C. D.
Description: O presente trabalho foi conduzido com dois grupos de agricultores da região do Extremo Sul e Baixo Sul do estado da Bahia. Objetivou-se analisar a perspectiva de agricultores com relação à implantação e ao manejo de sistemas agroorestais (SAF) biodiversos, utilizando Unidades Demonstrativas de SAF como instrumento de sensibilização e discussão do tema. Foram aplicados questionários semiestruturados para agricultores que já possuíam Unidades Demonstrativas de SAF em suas Unidades de Produção. Conclui-se que os programas de assistência técnica e extensão rural voltados para implementação e manejo de SAF são relevantes para oportunizar sistemas de produção orgânicos sustentáveis, mostrando-se essenciais para a conscientização dos agricultores e técnicos sobre os benefícios e problemas associados a tais sistemas de produção. Por outro lado, aspectos relacionados à falta de mão de obra especializada e restrições de comercialização podem limitar a adoção daqueles sistemas.
Thesagro: Agrossilvicultura
Keywords: SAFs
Implantação
Sustentabilidade
ISBN: 978-65-998904-0-6
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Capítulo em livro técnico (CNPAB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliacao-agroflorestal-PPGAO.pdf6.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace