Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139978
Título: PROCESSAMENTO mínimo de vegetais.
Ano de publicação: 2014
Referência: Rio de Janeiro: Eletrobras, 2014.
Páginas: 77 p.
Conteúdo: A implantação de CCPs é um processo que traz novos desafios para as comunidades que nem sempre têm um estabelecimento para realizar suas atividades. Dessa forma, para que elas projetem e instalem uma dessas unidades, é necessário que tenham o conhecimento sobre as principais características que o empreendimento idealizado deve possuir para ser implantado e operado adequadamente, de modo a permitir uma operação segura e eficiente. Assim, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, a Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou algumas consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades e permitir que elas elaborem seus projetos, resultando o aumento de suas rendas e o uso da energia elétrica com eficiência em seus processos. Neste volume, para você, que deseja desenvolver junto com seus vizinhos um Centro Comunitário de Produção para o Processamento Mínimo de Verduras, Raízes, Hortaliças e Frutas, nós vamos detalhar um projeto de referência para a implantação de um empreendimento com capacidade para beneficiar uma produção de 350Kg de vegetais por dia. O mercado de vegetais minimamente processados é promissor e, com isso, os agricultores têm mais uma opção para agregar valor a seus produtos. A procura por alimentos saudáveis vem aumentando nos últimos anos, mas o tempo e a mão de obra disponíveis para o preparo doméstico destes alimentos é cada vez mais reduzido, em razão da agitada vida moderna nas cidades ou em decorrência da dura rotina do morador do campo, que tem de somar esforços com todos os membros de sua família para realizar as tarefas diárias. Assim, o consumo dos vegetais minimamente processados já é visto como uma boa alternativa para facilitar as vidas das famílias na cidade ou no meio rural. Para suprir essa demanda, algumas empresas começaram a lançar no mercado produtos que atendam às exigências do consumidor, ou seja, alimentos com alto valor nutricional e prontos para o consumo.
Thesagro: Tecnologia de Alimento
Produto de Origem Vegetal
Processamento Mínimo
Série: (Centros Comunitários de Produção).
Notas: Elaborado com base em trabalho desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Texto original elaborado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos para as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. A Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou a Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências de CCPs, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades rurais e permitir que pequenos produtores apresentem seus projetos e utilizem a energia elétrica com eficiência em seus processos produtivos.
Tipo do Material: Manuais
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Outras publicações (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual-CCP-Processamento-Minimo-de-Vegetais.pdf6,4 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace