Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139975
Título: PROCESSAMENTO de mel: uso produtivo e eficiente de energia elétrica.
Ano de publicação: 2014
Referência: Rio de Janeiro: Eletrobras, 2014.
Páginas: 75 p.
Conteúdo: A implantação de CCPs é um processo que traz novos desafios para as comunidades que nem sempre têm um estabelecimento para realizar suas atividades. Dessa forma, para que elas projetem e instalem uma dessas unidades, é necessário que tenham o conhecimento sobre as principais características que o empreendimento idealizado deve possuir para ser implantado e operado adequadamente, de modo a permitir uma operação segura e eficiente. Assim, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA, a Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou algumas consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades e permitir que elas elaborem seus projetos, resultando o aumento de suas rendas e o uso da energia elétrica com eficiência em seus processos. Neste volume, para você, que deseja desenvolver junto com seus vizinhos um Centro Comunitário de Produção para Processamento de Mel, nós vamos detalhar um projeto de referência para a implantação de um empreendimento com capacidade para processar a produção de 350 colmeias, apresentando as etapas de produção e informações úteis para a obtenção de um produto com as condições próprias para os consumidores. O mel é usado pelo homem como alimento e por suas propriedades terapêuticas desde a Pré-História. Por vários séculos, o mel foi extraído dos enxames de forma predatória, muitas vezes causando danos ao meio ambiente e matando as abelhas. Entretanto, com o tempo, o homem foi aprendendo a proteger seus enxames, instalá-los em colmeias adequadas e a manejá-las de forma que houvesse maior produção de mel sem causar prejuízo para as abelhas. Por definição, o mel é o produto alimentício produzido por abelhas melíferas a partir do néctar das flores (mel floral) ou das secreções procedentes de partes vivas das plantas ou de excreções de insetos sugadores de plantas (mel de melato), que as abelhas recolhem, transformam, combinam com substâncias específicas próprias, armazenam e deixam maturar nos favos da colmeia. A maior parte do mel do mundo provém das flores.
Thesagro: Tecnologia de Alimento
Produto de Origem Animal
Mel
Abelha
Série: (Centros Comunitários de Produção).
Notas: Elaborado com base em trabalho desenvolvido por pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos. Texto original elaborado pela Embrapa Agroindústria de Alimentos para as Centrais Elétricas Brasileiras S.A. - Eletrobras, no âmbito do Projeto de Cooperação Técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - IICA. A Eletrobras, empresa atuante em responsabilidade social e atenta às soluções energéticas para apoiar projetos de desenvolvimento sustentável, contratou a Embrapa Agroindústria de Alimentos e outras consultorias especializadas para desenvolver projetos padronizados de diversos tipos de unidades de beneficiamento. Esses documentos inspiraram a presente Série de Projetos de Referências de CCPs, que tem como objetivo viabilizar a aplicação de técnicas inovadoras em comunidades rurais e permitir que pequenos produtores apresentem seus projetos e utilizem a energia elétrica com eficiência em seus processos produtivos.
Tipo do Material: Manuais
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Outras publicações (CTAA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Manual-CCP-Processamento-de-Mel.pdf27,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace