Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1139929
Título: Dez medidas recomendadas para áreas com declínio e morte de videiras.
Autoria: GARRIDO, L. da R.
MELO, G. W. B. de
BOTTON, M.
GROHS, D. S.
Afiliação: LUCAS DA RESSURREICAO GARRIDO, CNPUV; GEORGE WELLINGTON BASTOS DE MELO, CNPUV; MARCOS BOTTON, CNPUV; DANIEL SANTOS GROHS, CNPUV.
Ano de publicação: 2022
Referência: Bento Gonçalves, RS: Embrapa Uva e Vinho, fev. 2022.
Páginas: 23 p.
Conteúdo: Muitas são as causas que contribuem para o declínio e morte de plantas de videira, acarretando a presença de falhas no vinhedo, a redução da produtividade e o abandono do parreiral. Nem sempre o replantio logra êxito, o que contribui com maiores gastos e o desestímulo da reimplantação. Para a solução do problema torna-se importante um diagnóstico inicial das possíveis causas e a adoção de práticas que conduzam à melhoria do ambiente onde a planta de videira irá se desenvolver. Para isso, recomenda-se que o produtor erradique as plantas com sintomas; efetue a análise do solo para a correção adequada; revolvimento do solo; drenagem caso necessária; aquisição de mudas de qualidade; tratamento das mudas; utilização de compostos orgânicos ricos em microrganismos benéficos; utilização de adubação verde e plantas de cobertura; não utilização de herbicida até pelo menos o terceiro ano e o controle de pragas e doenças. Não há sucesso executando apenas parte das medidas recomendadas. Da mesma forma, não existem produtos "milagrosos" que irão resolver sozinhos o problema.
Thesagro: Muda
Doença de Planta
Fungo
Palavras-chave: Morte de plantas
Fungos de solo
Videira
Desequilíbrio
Série: (Embrapa Uva e Vinho. Documentos online, 128).
ISSN: 1808-4648
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Doc-128-online.pdf594,17 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace