Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1137525
Title: Influência da época de semeadura sobre o efeito da brusone e da restrição hídrica no comportamento de genótipos de trigo.
Authors: SOARES SOBRINHO, J.
FRONZA, V.
CHAGAS, J. H.
ALBRECHT, J. C.
SCHEEREN, P. L.
CASTRO, R. L. de
Affiliation: JOAQUIM SOARES SOBRINHO, CNPT; VANOLI FRONZA, CNPT; JORGE HENRIQUE CHAGAS, CNPT; JULIO CESAR ALBRECHT, CPAC; PEDRO LUIZ SCHEEREN, CNPT; RICARDO LIMA DE CASTRO, CNPT.
Date Issued: 2021
Citation: Passo Fundo, RS: Embrapa Trigo, set. 2021.
Pages: 24 p.
Description: Com uma extensa área disponível para a produção de trigo no Brasil Central, a brusone, doença causada pelo fungo Pyricularia oryzae, e a seca, são os principais fatores limitantes à expansão da cultura. Com o uso da diversidade genética do trigo e de tecnologias existentes, é possível mitigar os efeitos dessas adversidades. Dentre elas, a época de semeadura, associada às características das cultivares, representa importante ferramenta no enfrentamento a essas adversidades. Foram avaliados os efeitos da época de semeadura sobre o comportamento de 35 diferentes genótipos de trigo sob condições de incidência de brusone e de restrição hídrica em Uberaba-MG. Os experimentos foram semeados em 12/03 e 03/04/2019 e os genótipos foram avaliados por meio do efeito de doenças nas folhas e espigas, peso do hectolitro e de mil grãos e rendimento de grãos. Os grupos de genótipos de maiores rendimentos, nas duas épocas de semeadura, demostram a importância da época, pois aqueles suscetíveis à brusone não tiveram bom desempenho na semeadura de 12/03, mas, foram contemplados dentre os mais produtivos na semeadura de 03/04. A variação na época de semeadura é eficiente na identificação de genótipos mais tolerantes à restrição hídrica e à brusone. Informações do comportamento dos genótipos frente às adversidades são importantes na escolha da cultivar, pois as de ciclo precoce ou médio e suscetíveis à brusone, podem ser semeadas no final do período de semeadura indicado, mas, precisam ser mais tolerantes à seca. Os genótipos de ciclo mais longo e com menor tolerância à seca podem ser semeados no início do período de semeadura indicado, pois, podem escapar da brusone em função do seu ciclo. Termos para indexação: Triticum aestivum, seca, rendimento de grãos, Pyricularia oryzae, cultivares.
Thesagro: Triticum Aestivum
Seca
Grão
Pyricularia Oryzae
Brusone
Trigo
Genótipo
Keywords: Rendimento de grãos
Cultivares
Series/Report no.: (Embrapa Trigo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 100)
ISSN: 1677-8901
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPT)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BolPesqDes-100-2021.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace