Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1136927
Título: Produção de pinhão (Araucaria angustifolia) em uma floresta no Extremo Sul do Brasil.
Autoria: GUARINO, E. de S. G.
REAL, I. M. da L.
BESKOW, G. T.
MOLINA, A. R.
GOMES, G. C.
Afiliação: ERNESTINO DE SOUZA GOMES GUARINO, CPACT; ISADORA MOREIRA DA LUZ REAL; GUNTER TIMM BESKOW; ARTUR RAMOS MOLINA; GUSTAVO CRIZEL GOMES.
Ano de publicação: 2021
Referência: Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2021.
Páginas: 13 p.
Conteúdo: O objetivo do presente trabalho foi estimar o potencial produtivo de pinhão de araucária (Araucaria angustifolia) no Extremo Sul do Brasil. A produção (kg ha-1) foi quantificada em uma parcela de 3 ha em um fragmento de Floresta Estacional Semidecidual com araucária, em São Lourenço do Sul, Rio Grande do Sul. Nessa parcela foram mapeadas e diferenciadas sexualmente (masculino e feminino) todas as plantas da espécie com DAP≥ 10 cm. Dentre essas, foram selecionadas aleatoriamente sete matrizes, cujas pinhas forma totalmente contabilizadas. Também de forma aleatória, foram coletadas três pinhas por matriz, as quais foram pesadas e tiveram o número de pinhões contados. O peso verde médio do pinhão foi calculado dividindo-se o peso total de pinhões pelo número total de pinhões. Foram amostrados 50 indivíduos de araucária (7,63 indivíduos ha-1), com uma razão sexual entre masculinos e femininos de 1:1,17. O número médio de pinhas planta-1 foi de 10,1 (±5,8), o peso médio das pinhas foi de 1,7 kg (±0,6), o número médio de pinhões planta-1 foi de 82,9 (±34,1 pinhões.planta-1) e o peso médio do pinhão foi de 8,3 g (±1,2 g), sendo a produção estimada para ano de 2021 de 53,1 kg ha-1 (±7,4). Esses valores estão dentro da variabilidade natural da espécie tanto para populações nativas quanto plantadas, sendo recomendada a avaliação da variação interanual dentro da população analisada.
Thesagro: Araucária
Pinhão
Palavras-chave: Pinheiro-do-paraná
Série: (Embrapa Clima Temperado. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 353).
ISSN: 1678-2518
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CPACT)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim-353-1.pdf1,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace