Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1131798
Título: Impactos de mudanças do clima em plantios de eucalipto no Sul do Brasil.
Autoria: ASSAD, E. D.
ZANATTA, J. A.
RACHWAL, M. F. G.
PUGLIERO, V. S.
ZANETTI, M. R.
PAVÃO, E. de M.
ASSAD, M. L. R. C. L.
VICTORIA, D. de C.
NAKAI, A. M.
MONTEIRO, J. E. B. de A.
BORDRON, B.
HOLLER, W. A.
Afiliação: EDUARDO DELGADO ASSAD, CNPTIA; JOSILEIA ACORDI ZANATTA, CNPF; MARCOS FERNANDO GLUCK RACHWAL, CNPF; VANESSA SILVA PUGLIERO, Bolsista do CNPq, Embrapa Informática Agropecuária; MARILIA RIBEIRO ZANETTI, Bolsista do CNPq, Embrapa Informática Agropecuária; EDUARDO DE MORAIS PAVÃO, Bolsista do CNPq, Embrapa Informática Agropecuária; MARIA LEONOR RIBEIRO CASIMIRO LOPES ASSAD, Professora titular aposentada da Universidade Federal de São Carlos; DANIEL DE CASTRO VICTORIA, CNPTIA; ALAN MASSARU NAKAI, CNPTIA; JOSE EDUARDO B DE ALMEIDA MONTEIRO, CNPTIA; BRUNO BORDRON, Consultor do Ministério da Ciência e Tecnologia, Comunicação e Inovação (MCTIC) e da Embrapa Florestas; WILSON ANDERSON HOLLER, CNPF.
Ano de publicação: 2021
Referência: Colombo: Embrapa Florestas, 2021.
Páginas: 83 p.
Conteúdo: A mudança do clima pode imprimir modificações significativas na produtividade das culturas, inclu- sive em plantios florestais, devido às alterações nos parâmetros climáticos. Esses impactos podem ser mais intensos em algumas regiões do país. A investigação científica baseada em dados de campo de longo prazo e a projeção de cenários são importantes ferramentas de planejamento e de tomada de decisão que podem auxiliar na redução da vulnerabilidade e dos riscos climáticos diretos no setor florestal no futuro próximo. Neste sentido, este estudo, que contou com o apoio da empresa de base florestal Klabin S.A., atenta aos cenários de mudanças no horizonte discute o comporta- mento climatológico de algumas regiões do Brasil, importantes polos de produção de eucalipto, e a projeção de impacto na produtividade e na capacidade de emissão/remoção de carbono das flores- tas de eucalipto, no cenário de mudança do clima. O trabalho tem como destaque o uso do modelo HadGEM2-ES para projeção até 2040 em inter- valos de 10 anos, da precipitação pluviométrica, da temperatura média, da evapotranspiração, da deficiência hídrica, da ocorrência de geadas e da temperatura mínima. Trata-se de um diferencial visto que outros estudos adotam intervalos maiores. O estudo aponta os riscos climáticos e qual o impacto na produção do eucalipto na região Sul do Brasil. Entretanto, o detalhamento da investigação nos municípios de Itapetininga, Telêmaco Borba e Otacílio Costa indica variações na vulnerabilidade desses ambientes. O estudo também detalha o potencial de acúmulo de carbono da floresta de eucalipto, indicando como e em que quantidade este poderá ser afetado. Antever as possíveis mudanças é uma forma inteligente de se preparar e até mesmo amenizar os riscos de impactos advindos das mudanças climáticas. E assim, manter o elevado potencial da re- gião e das florestas de eucalipto em contribuir para a qualidade ambiental bem como confirmar as oportunidades do setor florestal dentro do contexto de economia verde e de descarbonização da economia.
Thesagro: Eucalipto
Floresta
Madeira
Silvicultura
Setor Florestal
Produção Florestal
Mudança Climática
Palavras-chave: Economia verde
Qualidade ambiental
Série: (Embrapa Florestas. Documentos, 349).
Tipo do Material: Livros
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CNPF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EmbrapaFlorestas-2021-Documentos349.pdf11,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace