Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1127155
Title: Método para revestimento de painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) com filmes finos de nanocelulose.
Authors: CADEMARTORI, P. H. G. de
MAGALHAES, W. L. E.
ARTNER, M. A.
Affiliation: PEDRO HENRIQUE GONZALEZ DE CADEMARTORI, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; WASHINGTON LUIZ ESTEVES MAGALHAES, CNPF; MIRELA ANGELITA ARTNER, NC STATE UNIVERSITY.
Date Issued: 2020
Citation: Colombo: Embrapa Florestas, 2020.
Pages: 7 p.
Description: O desenvolvimento de novas tecnologias para proporcionar propriedades e características de caráter prático mais relevantes à madeira sólida e produtos à base de madeira dos materiais tem sido amplamente discutido no meio industrial e acadêmico. A proteção desses materiais contra danos físicos e mecânicos, bem como a mitigação de problemas de cunho ambiental são essenciais para prolongar a sua vida útil e ampliar o seu valor agregado no mercado. Nesse contexto, ressalta-se a importância dos painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) no setor florestal e madeireiro, com produção global estimada em 101 milhões de m3 no ano de 2013, segundo a FAOSTAT (2017). Apesar de os painéis MDF apresentarem excelentes características de trabalhabilidade e alta resistência biológica contra fungos, a utilização de resina ureia-formaldeído (UF) durante o seu processo de fabricação resulta em um dos desafios mais críticos enfrentados pelas indústrias do setor. Desde o processo de fabricação, bem como durante a vida útil dos painéis MDF aplicados em produtos de uso interno, há emissão de formaldeído, o qual é um gás incolor responsável por problemas ambientais e danos à saúde humana (INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER, 2006; De Groot et al., 2010).O desenvolvimento de novas tecnologias para proporcionar propriedades e características de caráter prático mais relevantes à madeira sólida e produtos à base de madeira dos materiais tem sido amplamente discutido no meio industrial e acadêmico. A proteção desses materiais contra danos físicos e mecânicos, bem como a mitigação de problemas de cunho ambiental são essenciais para prolongar a sua vida útil e ampliar o seu valor agregado no mercado. Nesse contexto, ressalta-se a importância dos painéis de fibras de madeira de média densidade (MDF) no setor florestal e madeireiro, com produção global estimada em 101 milhões de m3 no ano de 2013, segundo a FAOSTAT (2017). Apesar de os painéis MDF apresentarem excelentes características de trabalhabilidade e alta resistência biológica contra fungos, a utilização de resina ureia-formaldeído (UF) durante o seu processo de fabricação resulta em um dos desafios mais críticos enfrentados pelas indústrias do setor. Desde o processo de fabricação, bem como durante a vida útil dos painéis MDF aplicados em produtos de uso interno, há emissão de formaldeído, o qual é um gás incolor responsável por problemas ambientais e danos à saúde humana (INTERNATIONAL AGENCY FOR RESEARCH ON CANCER, 2006; De Groot et al., 2010).
Keywords: Nanocelulose
Series/Report no.: (Embrapa Florestas. Comunicado técnico, 460).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Comunicado Técnico (CNPF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CT-460-1871-final.pdf1.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace