Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1126612
Título: Otimização de metodologia baseada em T-RFLP para estudo da microbiota rizosférica de milho.
Autoria: CAMPOLINO, M. L.
OLIVEIRA, R. G. de
SOUSA, M. de P.
LANA, U. G. de P.
GOMES, E. A.
SOUSA, S. M. de
Afiliação: Mariana Lourenço Campolino, Doutoranda, Universidade Federal de São João del-Rei.; Raquel Gomes de Oliveira, Doutoranda, Universidade Federal de São João del-Rei; Marielle de Paula Sousa, Graduanda, Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Ano de publicação: 2020
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2020.
Páginas: 22 p.
Conteúdo: O estudo da diversidade das comunidades microbianas rizosféricas tem grande importância para a compreensão de diferentes sistemas ecológicos e agrícolas. As técnicas moleculares baseadas em genes 16S rRNA, como o T-RFLP, são metodologias independentes de cultivo, robustas e reproduzíveis, que, além de identificar o perfil da comunidade microbiana, refletem a composição das populações numericamente dominantes em uma amostra. O objetivo deste trabalho foi otimizar a metodologia de análise da técnica T-RFLP para a avaliação da diversidade bacteriana da rizosfera de genótipos de milho cultivados sob diferentes condições de fertilização fosfatada. Foram propostas alterações no processo de amplificação do gene 16S rRNA, na digestão do fragmento amplificado, na filtragem dos picos verdadeiros pelo software T-REX e na análise estatística dos dados proposta por Trabelsi et al. (2017). O número médio de fragmentos encontrados neste estudo foi reduzido, uma vez que tais modificações permitiram maior acurácia dos resultados pela validação da presença dos picos verdadeiros. Além disso, a adequação da matriz de dissimilaridade de Bray-Curtis remodelou a ordenação dos dados, possibilitando o uso do teste ANOSIM para a validação dos resultados. Essa adequação teve efeito significativo no valor do teste, resultando em uma maior acurácia da técnica T-RFLP, o que permitiu uma interpretação mais realista dos resultados de diversidade bacteriana rizosférica.
Thesagro: Zea Mays
Rizosfera
Palavras-chave: Comunidade microbiana
Fertilização fosfatada
Microbioma
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 218).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bol-218.pdf972,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace