Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1123738
Título: Feromônios como alternativa sustentável para o manejo do cascudinho-dos-aviários Alphitobius diaperinus.
Autoria: HASSEMER, M. J.
BLASSIOLI-MORAES, M. C.
BORGES, M.
LAUMANN, R. A.
Afiliação: Marla Juliane Hassemer, Bióloga, doutora, bolsista Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; MARIA CAROLINA BLASSIOLI MORAES, Cenargen; MIGUEL BORGES, Cenargen; RAUL ALBERTO LAUMANN, Cenargen.
Ano de publicação: 2020
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2020.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: O cascudinho-dos-aviários Alphitobius diaperinus (Coleoptera:Tenebrionidae) é uma das principais pragas da avicultura industrial a nível mundial. Atualmente, o controle desse inseto dentro dos aviários é realizado através da aplicação de inseticidas químicos, durante o vazio sanitário, isto é, sem a presença das aves. Neste momento, a oferta de alimento é menor e, devido ao hábito críptico do inseto, estes migram para esconderijos, como frestas no piso, para próximo dos pilares estruturais dos galpões e até mesmo para o solo, de forma que os inseticidas não atingem de maneira efetiva toda a população. Sendo assim, estudos de métodos de controle mais eficientes e mais sustentáveis para o manejo de A. diaperinus vêm sendo conduzidos. Um destes estudos é a viabilidade do uso de feromônios para o monitoramento e controle do A. diaperinus. O feromônio de agregação produzido pelos machos da população brasileira do cascudinho-dos aviários foi identificado e sua atratividade, tanto para machos e fêmeas foi comprovada. Este feromônio de agregação consiste de uma mistura de seis componentes: (R)-limoneno, (E)-ocimeno, 2-nonanona, (S)-linalol, (R)-dauceno e (E,E)-α-farneseno. Além do feromônio de agregação, machos e fêmeas de A. diaperinus produzem um feromônio de alarme que é composto por três benzoquinonas: 1,4-benzoquinona, 2-metil-1,4-benzoquinona e 2-etil-1,4-benzoquinona. Estudos mostraram que o uso conjunto do feromônio de agregação, para atrair os insetos, e o feromônio de alarme, para fazer com que os insetos saiam dos esconderijos, mostrou-se eficiente na atração dos insetos podendo ser uma nova ferramentos para o manejo e controle desses insetos em aviários comerciais. Este documento descreve os principais resultados obtidos e discute o potencial uso dessa nova tecnologia nos aviários no Brasil. O objetivo deste trabalho é descrever os principais resultados que mostram o potencial do uso dos feromônios de agregação e de alarme da população brasileira de A. diaperinus como estratégia para o seu manejo em aviários comerciais.
Palavras-chave: Avicultura industrial
Controle de praga
Semioquímicos
Série: (Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 359)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Boletim-Feromonio-35981.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace