Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1122940
Título: Tuberculose bovina em cervídeos.
Autoria: LIMA, D. A. R.
RODRIGUES, R. DE A.
ETGES, R. N.
ARAUJO, F. R.
Afiliação: DAIANE APARECIDA ROSA LIMA, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; RUDIELLE DE ARRUDA RODRIGUES, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; RODRIGO NESTOR ETGES, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento do Rio Grande do Sul; FLABIO RIBEIRO DE ARAUJO, CNPGC.
Ano de publicação: 2020
Referência: Campo Grande, MS: Embrapa Gado de Corte, 2020.
Páginas: 18 p.
Conteúdo: A tuberculose bovina (bTB) é uma enfermidade infectocontagiosa, causada por Mycobacterium bovis, que acomete animais domésticos, silvestres e o homem. Em animais silvestres mantidos em cativeiro, a bTB representa risco aos tratadores de animais e aos visitantes de zoológicos, e há também a possibilidade de disseminação da infecção para animais domésticos e pela venda de animais silvestres infectados. Cervídeos das espécies sambar (Cervus unicolor), nobre (Cervus elaphus) e dama (Dama dama) de um parque safári, do Rio Grande do Sul, apresentaram quadro clínico de bTB (dispneia e perda de peso). Alguns animais foram a óbito, sendo detectadas lesões sugestivas de tuberculose (LST), confirmadas por histopatológica. Com o impedimento de comercialização de animais, realizou-se eutanásia de 281 cervídeos com autorização do IBAMA. Foram coletados linfonodos retrofaríngeos, submandibulares e vísceras de 21 animais, que foram cultivados em meio Stonebrink por até 90 dias. Após extração de DNA das colônias, realizou-se PCR para alvos flanqueando a região de diferenciação 4 (RD4). Das 21 amostras, 14 (61,9%) apresentaram LST, com aspecto granulomatoso, coloração esbranquiçada, e consistência caseosa ou calcificada e sete (38,1%), não apresentaram lesões. No cultivo das 14 amostras com LST, 13 (92,8%) apresentaram crescimento bacteriano compatível com M. bovis. No cultivo das sete amostras sem LST, seis (92,8%) apresentaram colônias compatíveis com M. bovis. A PCR convencional detectou como positivos 19 cultivos bacteriológicos sugestivos de M. bovis, confirmando o surto de bTB nos cervídeos. Lesões também foram detectadas em seis lhamas, um camelo, uma anta e um antílope, as quais foram confirmadas por histopatologia. Este fato sugere que houve transmissão entre espécies, muito embora não tenha sido possível realizar isolamento nestes casos. Estudos de genotipagem por sequenciamento genômico total estão sendo realizados com os isolados de M. bovis dos cervídeos, o que permitirá comparações filogenéticas com outros isolados já sequenciados no estado.
Thesagro: Tuberculose
Bovino
Série: (Embrapa Gado de Corte. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 46).
ISSN: 1983-9715
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPGC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tuberculose-bovina-em-cervideos.pdf1,71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace