Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1114579
Título: Destino do fertilizante nitrogenado no consórcio de milho com braquiária.
Autoria: ALMEIDA, R. E. M. de
OLIVEIRA, S. M.
LAGO, B. C.
PIEROZAN JÚNIOR, C.
TRIVELIN, P. C. O.
FAVARIN, J. L.
CAMPOS, L. J. M.
COSTA, R. V. da
Afiliação: RODRIGO ESTEVAM MUNHOZ DE ALMEIDA, CNPASA; SILAS MACIEL OLIVEIRA, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; BRUNO COCCO LAGO, ESALQ; CLOVIS PIEROZAN JUNIOR, IFPR-CAMPUS PALMAS; PAULO CESAR ORCHEUZE TRIVELIN, CENA; JOSE LAERCIO FAVARIN, ESALQ; LEONARDO JOSE MOTTA CAMPOS, CNPSO; RODRIGO VERAS DA COSTA, CNPMS.
Ano de publicação: 2019
Referência: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2019.
Páginas: 35 p.
Conteúdo: A consorciação de plantas é uma tecnologia importante no aporte de biomassa para cobertura do solo em sistema de plantio direto ou integração lavoura pecuária. Entretanto, existem dúvidas se o nitrogênio (N) do fertilizante absorvido pela braquiária altera ou reduz o aproveitamento pelo milho, e se é necessário aumentar a dose de N. Os objetivos da pesquisa foram: (i) avaliar a quantidade do N do fertilizante que é absorvido pela braquiária em três formas de consorciação; (ii) investigar o caminho do N-fertilizante no sistema solo planta. Os sistemas de consórcio avaliados foram: (i) braquiária a lanço momentos antes da semeadura do milho; (ii) sementes de braquiária no centro das entrelinhas de milho; (iii) distribuição de sementes de braquiária junto ao fertilizante do milho; e controle, com semeadura do milho em monocultivo. Foi utilizado fertilizante marcado com átomos de 15N para determinar a quantidade do N-fertilizante na braquiária, e sua disseminação no sistema solo-planta. A produção de massa seca de braquiária não foi influenciada pelos sistemas de consórcio. A braquiária não alterou o acumulo total de N e a produtividade do milho. A braquiária absorveu no máximo 6 kg ha-1 ou 5,5% do N-fertilizante durante o convívio com o milho, e não alterou a distribuição do N-fertilizante no sistema solo-planta, com recuperação de 87% da dose aplicada, em que 40% foi encontrado nas plantas de milho e braquiária, 47% no solo, e 13%, não foram encontrados. Os resultados provam que a braquiária não competiu com o milho pela utilização do fertilizante nitrogenado. Portanto, não há necessidade de alteração na dose de N em lavouras de milho quando consorciado com braquiária.
Thesagro: Milho
Zea Mays
Brachiaria
Fertilizante Nitrogenado
Capim Urochloa
NAL Thesaurus: Corn
Nitrogen fertilizers
Urochloa
Integrated agricultural systems
Palavras-chave: Integração lavoura-pecuária
Série: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 24).
ISSN: 2358-6273
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPASA2019bpd24.pdf8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace