Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1108293
Título: Extratos vegetais com potencial para o controle da mosca branca, Bemisia tabaci, em tomateiro.
Autoria: ROCHA, V. B. da
SUJII, E. R.
Afiliação: Vilcilene Bicudo da Rocha, Bióloga, Mestre., PPG-Ecologia, Universidade de Brasília; EDISON RYOITI SUJII, Cenargen.
Ano de publicação: 2019
Referência: Brasília, DF: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2019.
Conteúdo: O tomateiro é uma cultura de grande importância econômica, sendo cultivado em todas as regiões do país, porém, de difícil cultivo devido ao ataque de diversas pragas. A mosca branca, Bemisia tabaci, destaca-se por causar sérios danos à cultura ao sugar a seiva, injetar toxina, favorecer o desenvolvimento de fumagina e transmitir diversos vírus fitopatogênicos. A principal forma de controle de B. tabaci é a aplicação de inseticidas químicos sintéticos, que provocam diversos problemas ambientais e para a saúde humana. O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito de extratos aquosos de sete espécies de plantas no comportamento de adultos e na mortalidade de imaturos de B. tabaci em cultivos de tomate em casa-de-vegetação. Testes de fitotoxicidade de cada extrato foram realizados em diferentes concentrações, a fim de determinar as concentrações que não provocassem injúrias ao tomateiro. As concentrações (p/v) utilizadas para cada extrato foram: barbatimão, Stryphnodendron adstringens 10%; quina-do-cerrado, Strychnos pseudoquina 10%; nim, Azadirachta indica 3%; salsa, Petroselinum crispum 2%; boldo-baiano, Vernonia condensata 5%; saboneteira, Sapindus saponaria 1%; e confrei, Symphytum officinale 2%. As plantas, pulverizadas com A. indica e S. adstringens, apresentaram redução de cerca de 50% de colonização de adultos de B. tabaci em relação aos respectivos controles. As plantas, tratadas com A. indica, apresentaram redução de 54% no número de ovos em relação aos controles. As plantas, pulverizadas com extratos de S. adstringens e P. crispum, apresentaram, respectivamente, 48,8% e 35,8% de médias corrigidas de ninfas que não eclodiram dos ovos. O extrato de S. saponaria foi o que provocou maior mortalidade de ninfas com 67,3% de mortalidade média corrigida. Com base nos resultados, verificou-se que os extratos de A. indica, S. adstringens, P. crispum e S. saponaria apresentam potencial para uso no controle de B. tabaci em cultivos de tomateiro, como uma alternativa sustentável e de fácil utilização.
Thesagro: Lycopersicon Esculentum
Palavras-chave: Praga agrícola
Inseticida botânico
Controle alternativo de pragas
Série: (Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 344)
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CENARGEN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BoletimMoscaBranca344.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace