Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102867
Título: Limitações para estabelecer a paz, a justiça e as instituições fortes.
Autoria: MANOS, M. G. L.
SIQUEIRA, E. R. de
STUCHI, J. F.
DINIZ, F. H.
Afiliação: MARIA GEOVANIA LIMA MANOS, CPATC; EDMAR RAMOS DE SIQUEIRA, CPATC; JULIA FRANCO STUCHI, CNPS; FABIO HOMERO DINIZ, CNPGL.
Ano de publicação: 2018
Referência: In: DINIZ, F. H.
BORBA, M. F. S. (ed.). Paz, justiça e instituições eficazes: contribuições da Embrapa. Brasília, DF: Embrapa, 2018. E-book.
STUCHI, J. F.
NASCIMENTO, P. P.
Conteúdo: A paz e a justiça são pré-requisitos fundamentais para o desenvolvimento sustentável. Conflitos podem destruir, em curto período de tempo, anos ou até mesmo décadas de progresso social e econômico, além de impactar diretamente no ambiente. Os conflitos contemporâneos são caracterizados pela indefinição de limites, pela falta de uma clara linha de frente ou de campos de batalha e por ataques frequentes às populações civis. Violência, drogas e armas se espalham rapidamente através das fronteiras dos países. A segurança, juntamente com a justiça, é constantemente citada como uma prioridade por pessoas de baixa renda, principais vítimas dessa situação. Em 2015, mais de 50% da população em situação de extrema pobreza residia em lugares afetados por conflitos e violência crônica. E, nesses locais, as crianças são particularmente vulneráveis. Em pelo menos 13 países, crianças são recrutadas para grupos e forças armadas, são mortas e mutiladas, sofrem estupro e outras formas de violência sexual, também são vítimas de ataques terroristas a escolas e/ou hospitais. Diante disso, há uma preocupação global com a estabilidade e a paz. De acordo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, a sobrevivência de muitas sociedades, bem como dos sistemas biológicos do planeta, está em risco. Essa Agenda é um plano de ação para as pessoas, o planeta e a posteridade, que visa acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro dos países e entre eles; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos; promover a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, e, além disso, assegurar a proteção duradoura do planeta e de seus recursos naturais. Também faz parte da Agenda criar condições para o crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, a prosperidade compartilhada e o trabalho decente para todos, tendo em vista os diferentes níveis de desenvolvimento e as capacidades nacionais.
Thesagro: Desenvolvimento Sustentável
NAL Thesaurus: Sustainable development
Palavras-chave: Agrobiodiversidade
Notas: (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, 16).
Tipo do Material: Parte de livro
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Capítulo em livro técnico (CNPGL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cap2EbookODS16Paz.pdf281,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace