Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1102094
Título: Caracterização morfoagronômica e bromatológica de genótipos de sorgo para a produção de biomassa.
Autoria: NETTO, D. A. M.
MENEZES, T. H. G. de S.
PARRELLA, R. A. da C.
SIMEONE, M. L. F.
TRINDADE, R. dos S.
Afiliação: DEA ALECIA MARTINS NETTO, CNPMS; Thiago Henrique Gomes de Sá Menezes, Bolsista; RAFAEL AUGUSTO DA COSTA PARRELLA, CNPMS; MARIA LUCIA FERREIRA SIMEONE, CNPMS; ROBERTO DOS SANTOS TRINDADE, CNPMS.
Ano de publicação: 2018
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: O sorgo biomassa é um tipo de planta com rápido crescimento e alto potencial produtivo, sendo uma interessante alternativa para as demandas atuais, dentre elas, a geração de energia. Dependendo da cultivar, o sorgo biomassa pode produzir 150 toneladas de matéria verde por hectare em curto espaço de tempo de seis meses e ser totalmente mecanizável desde o plantio até a colheita. Este trabalho teve por objetivo avaliar agronômica e bromatologicamente genótipos de sorgo visando produção de biomassa e comparar com duas cultivares já lançadas pela Embrapa Milho e Sorgo, que são BRS 716 e BRS 655. Além dessas duas cultivares, os genótipos experimentais 2015 B36; 2015 B41; 2015 B46 fornecidos pelo setor de melhoramento genético de sorgo da Embrapa Milho e Sorgo Sete LagoasMG foram avaliados. As características de quatro descritores agronômicos e da produtividade de matéria verde e seca e seis bromatológicos foram pesquisadas. Observaram-se diferenças significativas para todas as características morfoagronômicas, mas a análise de variância dos resultados de FDN, FDA, lignina, conteúdo celular, hemicelulose e matéria seca a 65 °C não apresentaram diferenças significativas. Os genótipos 2015 B46 e 2015B 36 superaram o sorgo biomassa BRS 716, com base nas características de maiores altura, comprimento de panícula e diâmetro do colmo, com florescimento mais precoce, indicando que estes materiais teriam potencial para uso como cultivares de sorgo bioenergia. O genótipo 2015 B41 apresentou boas características para uso como sorgo forrageiro, em comparação com a cultivar BRS 655, como maiores altura, comprimento de panícula, diâmetro do colmo e características bromatológicas, mas apresenta ciclo mais tardio em comparação com o BRS 655. Com essas avaliações, os genótipos experimentais podem ser credenciados como opções para futuros lançamentos.
Thesagro: Sorghum Bicolor
Genótipo
Variedade
Produtividade
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 183).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol183.pdf2,68 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace