Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1099995
Title: Diversidade genética da comunidade de microrganismos da rizosfera de genótipos de milho e sorgo cultivados em condições de campo sob diferentes fontes e níveis de fósforo.
Authors: CAMPOLINO, M. L.
LANA, U. G. de P.
GOMES, E. A.
COELHO, A. M.
SOUSA, S. M. de
Affiliation: Mariana Lourenço Campolino, Bolsista; UBIRACI GOMES DE PAULA LANA, CNPMS; ELIANE APARECIDA GOMES, CNPMS; ANTONIO MARCOS COELHO, CNPMS; SYLVIA MORAIS DE SOUSA TINOCO, CNPMS.
Date Issued: 2018
Citation: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Pages: 29 p.
Description: Os fertilizantes químicos têm sido fundamentais para a intensificação da agricultura. Entretanto, se aplicados em excesso, podem contaminar o meio ambiente, além de aumentarem significativamente os custos de produção. Somente os cereais recebem quase metade das aplicações de fertilizantes fosfatados no mundo. Sendo assim, a eficiência de uso do fósforo (P) pelas plantas deve ser aumentada, visando uma agricultura mais sustentável. Uma alternativa consiste na utilização de fontes menos solúveis de P associadas a genótipos mais eficientes. Além disso, a simbiose entre fungos micorrízicos arbusculares (FMA) e/ou bactérias solubilizadoras de P e plantas pode contribuir para aumentar a aquisição desse nutriente e promover o crescimento das plantas cultivadas. Desse modo, o objetivo desse estudo foi avaliar a diversidade genética da população de FMA e bactérias da rizosfera de genótipos de milho e sorgo cultivados sob diferentes fontes e níveis de P. Quatro genótipos de milho e quatro de sorgo foram cultivados em condições de campo sob três fontes de P, totalmente solúvel (superfosfato triplo), parcialmente solúvel (fosfato reativo - Bayóvar) e baixa solubilidade (fosfato de rocha - Itafós) e três doses de P, 0, 50 e 100 Kg de P2O5 ha-1. Amostras de solo rizosférico e solo não rizosférico (controle) foram coletadas durante florescimento das plantas e analisadas pela técnica de T-RFLP (polimorfismo de comprimento de fragmentos terminais de restrição). Dentro de cada cultura, não foi observado efeito significativo do genótipo e do tipo de fonte fosfatada na comunidade microbiana. No entanto, a dose de P foi significativa na estruturação da comunidade microbiana, dentro de cada fonte fosfatada, formando três grupos distintos: I) solo não rizosférico; II) 0 kg ha-1 e III) 50 e 100 kg ha-1 para todas as amostras de milho e sorgo, tanto para FMA quanto para bactérias. Esses resultados sugerem que a disponibilidade de P é o fator predominante na estruturação das comunidades bacterianas e de FMA na rizosfera de milho e sorgo nos genótipos avaliados, seguida pela fonte de P. A maior compreensão da alteração da comunidade microbiana nesse cenário se dará por meio da identificação dos táxons de cada grupo e da análise do seu papel funcional no ambiente.
Thesagro: Fungo
Bactéria
Genótipo
Biologia do Solo
Keywords: Comunidade bacteriana
T-RFLP
Series/Report no.: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 169).
Type of Material: Folhetos
Access: openAccess
Appears in Collections:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
bol169.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace