Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1098766
Título: Dinâmica espaço-temporal da produção de animais da cadeia produtiva do milho no Estado de Minas Gerais entre 1990 e 2016: bovinos.
Autoria: LANDAU, E. C.
SILVA, G. A. da
MOURA. L.
HIRSCH, A.
GUIMARAES, D. P.
Afiliação: ELENA CHARLOTTE LANDAU, CNPMS; Gilma Alves da Silva, Estagiária; Larissa Moura, Bolsista; André Hirsch, Universidade Federal de São João del Rei; DANIEL PEREIRA GUIMARAES, CNPMS.
Ano de publicação: 2018
Referência: Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2018.
Páginas: 29 p.
Conteúdo: O consumo de milho na alimentação de bovinos representa uma grande parcela da destinação final desse insumo no Estado de Minas Gerais. Identificar as tendências de flutuação relacionadas à produção de bovinos permite estimar a demanda interna da produção do milho para a alimentação desses animais. É possível prever cenários futuros baseando-se na variação espaço-temporal de aspectos relacionados com a bovinocultura no Estado nas últimas décadas, proporcionando a definição de estratégias de gestão territorial, políticas públicas, e programas e projetos que contribuam parao desenvolvimento sustentável. Foram analisadas tendências de variação temporal da densidade total de bovinos e de vacas ordenhadas, produção e valor da produção de leite a partir de dados disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o período de 1990 a 2016. Foi observada pequena tendência média de aumento do total de bovinos no Estado (~0,5% anual), mas não constante durante todo esse período. As Mesorregiões do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Vale do Mucuri e Oeste de Minas foram as que mais se destacaram em relação à densidade total de bovinos, e as Mesorregiões Sul/Sudoeste de Minas, Oeste de Minas, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Zona da Mata em relação ao número total de vacas ordenhadas. A produção de leite teve aumento progressivo no Estado entre 1990 e 2016, com maior concentração nas Mesorregiões Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba e Sul/Sudoeste de Minas. As Mesorregiões Campo das Vertentes, Noroeste de Minas e Central Mineira apresentaram os maiores valores relacionados à produtividade média de leite por vaca ordenhada nesse período. O valor da produção de leite no Estado apresentou tendência crescente entre 1990 e 2016, entretanto somente a partir de 2007 o valor da produção superou as perdas inflacionarias considerando o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo/IBGE). A oferta do milho a preços acessíveis nas regiões que apresentam maior agrupamento de animais e incentivos econômicos para a criação de bovinos auxiliará na mudança de concentração desses animais e na cadeia do milho, assim como em melhorias nos sistema de criação.
Thesagro: Sistema de Informação Geográfica
Zea Mays
Gado
Vaca
Leite
Boi
Palavras-chave: Agrodinâmica
Dinâmica espacial
Geoprocessamento
SIG
Variação geográfica
Série: (Embrapa Milho e Sorgo. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento, 164).
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bol164.pdf7,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace