Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1080843
Título: Importância da adubação nitrogenada no consórcio de milho com braquiária no oeste baiano.
Autoria: ALMEIDA, R. E. M. de
FAVARIN, J. L.
OTTO, R.
PIEROZAN JUNIOR, C.
OLIVEIRA, S. M. de
TEZOTTO, T.
LAGO, B. C.
SIMON, J.
Afiliação: RODRIGO ESTEVAM MUNHOZ DE ALMEIDA, CNPASA; JOSE LAERCIO FAVARIN, ESALQ; RAFAEL OTTO, ESALQ; CLOVIS PIEROZAN JUNIOR, INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; SILAS MACIEL DE OLIVEIRA, pós-graduando ESALQ; TIAGO TEZOTTO, STOLLER DO BRASIL; BRUNO COCCO LAGO, pós-graduando ESALQ; JONES SIMON, CNPASA.
Ano de publicação: 2017
Referência: Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2017.
Páginas: 28 p.
Conteúdo: O consórcio de culturas produtoras de grãos com plantas forrageiras é uma alternativa para produção de biomassa tanto para a integração lavoura pecuária como para a formação de palhada para a implantação do sistema plantio direto da safra seguinte. Esta pesquisa avaliou a adubação nitrogenada no consórcio de milho com braquiária para produção de grãos e biomassa de capim. O estudo foi realizado em São Desidério-BA na safra 2006/2007 em esquema fatorial 5x2 com cinco doses de nitrogênio (N) (controle, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1) e dois sistemas de cultivo (milho solteiro e consorciado com braquiária). A semeadura do milho e da braquiária foram feitas de forma simultânea com as doses de N aplicadas na semeadura. Avaliaram-se a biomassa produzida de milho e braquiária no dia da colheita, o acúmulo de N no milho e a produtividade de grãos. Adicionalmente foi avaliado o acúmulo de massa de braquiária após a colheita do milho até a dessecação para o plantio da safra seguinte. Houve interação significativa entre doses de N e sistemas de cultivo. A braquiária reduziu a produção de milho quando o consórcio foi adubado com menos de 100 kg ha-1 de N, mas com doses acima desta, a produção de milho foi de 10.000 kg ha-1 para ambos os sistemas de cultivo. Não há efeito residual do N feito no consórcio na produção de massa de braquiária após a colheita do milho uma vez que a maior produção de braquiária ocorreu nas parcelas sem adubação nitrogenada. A produção de biomassa de braquiária aumentou durante a entressafra com produção final de 5.000 kg ha-1 de massa seca. Conclui-se que não há redução do potencial produtivo do milho quando consorciado com braquiária desde que se faça adubação nitrogenada com mínimo de 100 kg ha-1.
Thesagro: Plantio direto
Brachiaria
Fertilizante nitrogenado
Milho
Consorciação de cultura
Planta forrageira
Biomassa
NAL Thesaurus: Urochloa ruziziensis
Palavras-chave: Oeste baiano
Série: (Embrapa Pesca e Aquicultura. Boletim de pesquisa e desenvolvimento, 21).
ISSN: 2358-6273
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPASA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CNPASA2017bpd21.pdf5,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace