Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015366
Título: SISTEMAS de criação de bezerras em pequenas propriedades: Programa 22: Semi-Árido.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: PROGRAMA Prosa Rural: Semi-Árido: junho. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Aracaju: Embrapa Tabuleiros Costeiros, 2008.
Conteúdo: A fase inicial da vida de uma bezerra merece uma atenção toda especial. O animal que se encontrava protegido pela mãe dos animais recém-nascidos, em geral, terá que se adaptar rapidamente a um meio adverso e sujeito a contaminações microbianas, diferentes condições alimentares e de manejo. Muitas vezes relegada a plano secundário no sistema de produção por não proporcionar retorno econômico direto, a importância do animal jovem, principalmente da fêmea, está na capacidade de alcançar, no menor espaço de tempo, a sua fase produtiva. Neste sentido, todos os parâmetros relativos à criação, envolvendo manejo, cuidados sanitários, instalações e alimentação devem ser perseguidos de forma a que o animal possa crescer saudável, melhorando o seu valor econômico. Amaury de Oliveira, pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros, explica que os cuidados começam com a vaca gestante. ?Sessenta dias antes do parto, as fêmeas gestantes devem estar próximas à área de serviço, em lugares secos, bem ventilados. Isso permite que se dê uma alimentação melhor a essas vacas e que se faça uma avaliação melhor do que está acontecendo com as mesmas?. Uma série de providências deve ser tomada por ocasião do nascimento, após a vaca lamber sua cria. Deve-se realizar uma inspeção geral no animal, removendo das narinas e da boca os líquidos residuais. Mantê-lo em local seco, limpo, arejado e sem correntes de vento são fundamentais para assegurar o bom estado de saúde do recém-nascido. Em condições normais, o animal se levanta dentro de trinta minutos, podendo esta ação se prolongar por até três horas. A desinfecção do umbigo deve ser realizada imediatamente pois a área constitui-se como porta de entrada para doenças infecto-contagiosas. Esta simples providência pode determinar o desenvolvimento e a capacidade produtiva futura do animal. Cuidar para que a bezerra mame o colostro nas 24 horas após seu nascimento é outra providência importante, destaca Oliveira. ?Colostro é o primeiro leite produzido pela vaca após o parto. Ele é rico em defesas naturais produzidas pelo o organismo da mãe. Então, quanto mais cedo a recém-nascio mamar este leite, mais resistente ele será?.
Thesagro: Produção animal
Criação
Bezerro
Prenhez
Palavras-chave: Bezerra
Tipo do Material: Gravações de som
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
ArquivoMP3Criacaodebezerras1.mp37,07 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace