Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015309
Título: INTERFERÊNCIA na comunicação entre insetos como alternativa de controle de pragas: programa 16: Centro-Oeste/Sudeste.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: PROGRAMA Prosa Rural: CENTRO-OESTE/Sudeste: maio. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2008.
Conteúdo: O trabalho dos pesquisadores com semioquímicos ou feromônios mostra como pode-se utilizar o conhecimento sobre a comunicação entre os insetos para combater, de forma natural, pragas e doenças. Nesse caso, busca-se interferir na comunicação química entre os insetos. Conforme explica o pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília - DF) Miguel Borges, semioquímicos são compostos voláteis (transmissíveis pelo vento) emitidos pelos organismos que funcionam como sinais utilizados pelos insetos para sua comunicação. Os feromônios são sinais químicos usados para a comunicação entre indivíduos de uma mesma espécie. “Observou-se essa comunicação química entre insetos com fins de acasalamento e reprodução. Então, em laboratório, começamos a trabalhar com insetos para observar seu comportamento e tentar identificar qual ou quais compostos químicos eles liberam para atrair o parceiro para acasalmento”, detalha o pesquisador. Os experimentos foram feitos com o percevejo da soja, praga que traz muitos prejuízos para essa lavoura, infestando também outros cultivos como os de trigo, milho e algodão. Os pesquisadores isolaram os composto químico que o macho da espécie libera para atrair a fêmea e, então, passaram a reproduzi-lo em laboratório. O intuito é criar uma armadilha a ser instalada nas lavouras. Reproduzindo o sinal que macho emite, a armadilha vai atrair as fêmeas que, capturadas, serão impedidas de efetivar o acasalamento e a reprodução de percevejos. Método natural de combate e controle de pragas, o uso de feromônios apresenta-se como uma ferramenta simples e de baixo custo. O uso de armadilhas com base na reprodução, em laboratório, de compostos químicos pode ser uma alternativa ao uso de inseticidas que, além de encarecerem a produção, causam resistência nos insetos, redução do número de inimigos naturais, podem provocar o ressurgimento de pragas e ainda são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
Thesagro: Inseto
Feromônio
Praga
Doença
Percevejo
Composto químico
Inseticida
Fêmea
Palavras-chave: Semioquímico
Macho
Notas: Programa de rádio.
Tipo do Material: Gravações de som
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Programa16CentroOestePrograma16CentroOeste.mp37,08 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace