Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1015223
Título: SILAGEM de sorgo e de milho: programa 10: Centro-Oeste/Sudeste.
Ano de publicação: 2008
Referência: In: PROGRAMA Prosa Rural: Centro-Oeste/Sudeste: abril. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Juiz de Fora: Embrapa Gado de Leite, 2008.
Conteúdo: No período de seca, época em que costuma faltar capim, a silagem é uma importante fonte de alimento para rebanhos bovinos criados a pasto. Diferentes tipos de forrageiras podem ser usadas para se fazer a silagem tais como capim, girassol alfafa e cana. Animais que produzam até 12 litros de leite por dia podem ser tratados com silagem de Capim-elefante que, por ser uma forrageira perene, tem um menor custo de produção. Mas, à medida que o potencial de produção dos animais aumenta, torna-se mais vantajoso utilizar silagens de melhor valor nutritivo. No Brasil, a silagem de milho ou de sorgo é o melhor volumoso a ser fornecido ao gado por trazer melhores resultados para os pecuaristas. Entre os motivos da preferência dos produtores pelo uso dessas forrageiras estão a alta produção e a facilidade para a formação das lavouras e para o ensilamento. Além disso, a silagem de milho e de sorgo apresenta um bom valor energético e é bem aceita pelo gado. O sorgo produz uma silagem bem próxima à do milho. Embora tenha maior teor de fibra e seus grãos sejam de menor digestibilidade, sua silagem sustenta bem animais com potencial produtivo de até 18 litros de leite/dia. A vantagem do sorgo em relação ao milho é que a planta é mais tolerante a veranicos. Então, em regiões onde a chuva é menos abundante, é mais seguro plantar o sorgo em vez do milho para fazer a silagem. O processo de ensilagem do milho e do sorgo é mesmo de outras silagens. “O produtor tem que ensilar no momento certo em que a lavoura dá condições para isso, tem que fazer uma boa picagem, uma boa compactação e, principalmente, iniciar e fechar o silo mais rapidamente possível”, resume o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Jackson Oliveira. Entre as orientações fornecidas, Oliveira, lembra que o produtor nunca deve retirar silagem a mais, deixando para fornecê-la no dia seguinte. "Retire sempre a quantidade necessária para ser utilizada em um mesmo dia, isso tanto para a silagem de milho quanto para a silagem de sorgo", esclarece.
Thesagro: Silagem
Sorgo
Milho
Capim Elefante
Girassol
Alfafa
Silo
Bovino
Palavras-chave: Forrageira
Cana
Notas: Programa de rádio.
Tipo do Material: Gravações de som
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Prog10Silagemdesorgoedemilho.mp37,07 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace