Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1014782
Título: BARRAGEM subterrânea: alternativa que aumenta a segurança alimentar no Semiárido: programa 14: Nordeste/Vale do Jequitinhonha.
Ano de publicação: 2015
Referência: In: PROGRAMA Prosa Rural: Nordeste/Vale do Jequitinhonha: maio Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Petrolina: Embrapa Semiárido, 2015.
Conteúdo: As técnicas que captam e armazenam águas das chuvas servem como alternativas para a convivência com o ambiente quente e seco da região semiárida do Brasil. A barragem subterrânea é uma dessas alternativas. Construída para acumular água dentro do solo, a parede da barragem subterrânea é feita enterrada no terreno, da superfície até a sua camada impermeável. Dessa maneira, ela consegue barrar o fluxo subterrâneo das águas de chuva e forma uma vazante artificial, que mantém a umidade do terreno por um período bem longo, que passa dos meses de chuva. A água acumulada é bastante para garantir a safra para pequenos agricultores, mesmo em períodos de poucas águas.
Thesagro: Barragem subterrânea
Água
Chuva
Segurança alimentar
Palavras-chave: Semiárido
Pequeno agricultor
Vazante artificial
Notas: Programa de rádio.
Tipo do Material: Gravações de som
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Prosa Rural / Embrapa Unidades Centrais (AI-SEDE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
01PGM14NORDESTE.mp37,04 MBUnknownVisualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace