Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/1003185
Título: Desmama Precoce no Pantanal.
Autoria: OLIVEIRA, L. O. F. de
ABREU, U. G. P. de
NOGUEIRA, E.
BATISTA, D. S. do N.
SILVA, J. C. B.
SILVA JÚNIOR, C.
Afiliação: LUIZ ORCIRIO FIALHO DE OLIVEIRA, CPAP; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; ERIKLIS NOGUEIRA, CPAP; DAYANNA SCHIAVI DO NASC BATISTA, CPAP; JULIANA CORREA BORGES SILVA, CPAP; CÉLIO SILVA JÚNIOR.
Ano de publicação: 2014
Referência: Corumbá: Embrapa Pantanal, 2014.
Páginas: 20 p.
Conteúdo: Vastas áreas de pastagens vêm sendo gradativamente substituída por atividades agrícolas de maior rentabilidade, como as lavouras de grãos (soja e milho), de cana (usinas de álcool e açúcar) e florestas de eucalipto (indústrias de celulose). Pastagens remanescentes vêm servindo para a engorda de bovinos, com tendência de intensificação e redução do ciclo, sendo a cria de bezerros deslocada para áreas marginais. A pecuária de cria em terras marginais, com pastagens de menor qualidade levam a uma condição crônica de carência nutricional, apresentando como características menores índices de produtividade. O Pantanal com sua vocação natural para a produção de bezerros, assume o importante papel neste processo. A presença de campos com pastagens nativas e o baixo custo da terra são considerados fatores favoráveis, em contrapartida a irregularidade de água, a baixa fertilidade do solo e o baixo nível de qualificação da mão de obra, exigem ajustes no tamanho e nos modelos de produção. De acordo com Carvalho et al. (2009) em estudo sobre ?Custo de Produção em Pecuária de Corte em 2009, no Pantanal de Corumbá (MS)? o número de matrizes para um módulo sustentável foi de 1515 para um rebanho de 3096 animais, sendo o tamanho em hectares dependente da área ocupada por pastagens nativas, da área ocupada por pastagens implantadas, da população e da taxa de desfrute do rebanho. O Pantanal apresenta inúmeras sub-regiões distintas em suas características de solo, vegetação, nível de inundação e acesso, que influenciam permanentemente nas tomadas de decisão e no planejamento do modelo de produção que melhor se ajusta às condições locais. Porém, independentemente destas condições, melhorias na eficiência do sistema contribuem com processos de sustentabilidade, proporcionando ganhos à atividade econômica, ao ambiente e seus usuários. A eficiência de um sistema pode ser medida pela sua produtividade, a qual não necessariamente corresponde aos melhores resultados econômicos.
Thesagro: Eficiência Reprodutiva
Série: (Embrapa Pantanal. Documentos, 127).
ISSN: 1981-7223
Tipo do Material: Folhetos
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Série Documentos (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DOC127.pdf319,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace